EnglishEspañolPortuguês

Zoológico mantém cão no mesmo recinto de lobos sob pretexto de entretenimento

12 de novembro de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/Daily Mail
Reprodução/Daily Mail

Ativistas pelos direitos animais têm questionado a gestão de um  zoológico público chinês que decidiu manter um cachorro husky ao lado de diversos lobos.

As preocupações foram expressas depois que um vídeo, feito por um turista, mostrou o cão dentro do recinto de lobos no Zoo Dezhou, na província de Shandong, na China oriental.

O zoológico disse em uma declaração ontem que eles deliberadamente mantiveram as duas espécies juntas para “adicionar valor de entretenimento”.

O husky foi visto no vídeo tirado por um turista durante sua recente visita ao local. O turista, conhecido por seu nome de tela de “Yuan Shengpen abençoar”, postou o vídeo em sua conta no Weibo.

O homem, de sobrenome Yuan, disse à reportagem que estava preocupado com a forma como o zoológico era administrado. Ele explicou que estava com sua namorada e viu o animal vagando dentro do recinto de lobos. Yuan acrescentou que o animal estava ferido e uma de suas patas havia sido mordida.

“Todos sabemos que os lobos gostam de viver uns com os outros e têm um forte senso de território. Você não acha que o cachorro ficaria infeliz ali?”, questionou.

Reprodução/Daily Mail
Reprodução/Daily Mail

O post de Yuan chamou a atenção de muitos usuários do Weibo que fizeram críticas à irresponsabilidade do zoo. Um usuário chamado “RAINYBLUES” comentou: “Ele morrerá de inanição se nada for feito. Huskies são conhecidos por ter um temperamento gentil e sem senso de ataque. Como ele irá conseguir comida com tantos lobos?

Reprodução/Daily Mail
Reprodução/Daily Mail

O Dezhou Zoo divulgou uma declaração depois que o vídeo se tornou viral na China e alegou que o cão era mantido ao lado de lobos deliberadamente para “aumentar o nível de apreciação, assim como os valores de entretenimento para os visitantes”.

O husky foi introduzido no zoológico há cerca de dois meses, juntamente com os lobos. O zoológico confirmou que o cão havia sido ferido e eles o enviaram ao veterinário para tratamento.

Ativistas manifestaram suas preocupações sobre a situação cachorro. “Esse cão precisa claramente de cuidados veterinários urgentes e pertence a um lar amoroso e não a um zoológico para ser explorado pelo público”, disse Elisa Allen, diretora da PETA do Reino Unido.

Allen acrescentou: “Os instintos predatórios dos lobos não desaparecem simplesmente em cativeiro e um cão domesticado e jogado em seu recinto pode muito bem resultar em incidentes de agressão”.

Nota da Redação: Este caso expõe a verdadeira face dessas instalações que lucram com o confinamento e intenso sofrimento dos animais. A declaração do zoo mostra que esta indústria cruel considera suas vítimas meros objetos e brinquedos cuja única função é entreter o público. É urgente que todos os zoológicos e instalações semelhantes sejam proibidos em todo o mundo para que outras espécies possam viver como merecem ao invés de serem mantidas em condições miseráveis.

Você viu?

Ir para o topo