Moradores de Istambul lamentam roubo de escultura de gato Tombili


O gatinho Tombili e sua estátua (Foto: Reprodução/Facebook/Tombili)
O gatinho Tombili e sua estátua (Foto: Reprodução/Facebook/Tombili)

O bairro de Kadikoy, em Istambul, amanheceu depois que foi constatado o roubo da escultura de Tombili, o gato andarilho que teve a foto viralizada e se tornou tão querido que 17 mil pessoas assinaram um pedido para que ele fosse homenageado.

O animal, conhecido e afagado pelos moradores da região, mas sem endereço fixo, foi fotografado há alguns anos em uma pose meio reclinada em uma calçada. A imagem se espalhou pelas redes sociais e em agosto, quando Tombili morreu por causa de uma doença renal, os moradores pediram e ganharam uma lembrança permanente: uma estátua em bronze, doada pela escultora Seval Sahin.

A peça foi colocada na calçada onde foi feita a foto que o tornou famoso e inaugurada oficialmente pela Prefeitura de Kadikoy no dia 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais.

A estátua ficou tão popular que frequentemente pessoas colocavam ração e bebida no local, na intenção de agradar o gato. Mas hoje, os moradores só encontraram um pedaço de calçada vazio. Segundo a imprensa turca, ainda não se sabe quem arrancou a imagem de lá, mas a consternação dos vizinhos é grande perante o dano feito a esse patrimônio emocional.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PROTEÇÃO ANIMAL

CRUELDADE

GRATIDÃO

ESPECIAL

ALEGRIA

VÍTIMAS DA CAÇA

MAUS-TRATOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>