Câmera Municipal de Uberaba pode aprovar a criação da “Farmácia Solidária Pet”


Divulgação
Divulgação

Na segunda-feira (07/11), a vereadora Denise Max colocará em discussão e posteriormente em votação no plenário da Câmara, o projeto de lei de sua autoria, que visa à criação do programa “Farmácia Solidária Pet de Uberaba”. Essa matéria tem o objetivo distribuir gratuitamente medicamentos alopáticos provenientes de doações da comunidade e instituições da sociedade civil. “Toda medicação recebida terá que ser catalogada em planilha para que se tenha o controle de quem doou, bem como a quantidade de remédios e a data de validade. A medicação só será repassada mediante a apresentação de receita, para garantir que nenhum animal esteja sendo automedicado”, destaca.

Caso esse projeto seja aprovado na Câmara, as medidas administrativas e técnicas necessárias ao programa serão gerenciadas sob a supervisão do Centro de Controle de Zoonoses. A vereadora explicou que o intuito dessa proposição é criar uma estrutura para auxiliar na recuperação dos animais resgatados nas ruas e também dos que os tutores não têm condições de comprar medicação. “Além de minimizar o sofrimento e as condições de vida dos animais resgatados na rua, essa ação contribuirá também para a sustentabilidade do meio ambiente, visto que os medicamentos são incinerados ou descartados de forma inadequada, causando prejuízo à natureza”, observa Denise, dando a entender que irão saber fazer o descarte correto dos produtos.

O projeto prevê a arrecadação junto à população de medicamentos armazenados em domicílios. Se o produto não estiver com o prazo de validade vencido, poderá ser utilizado no programa para serem garantidos os tratamentos aos animais em situação de rua ou cujos tutores não têm condições financeiras para adquirir o remédio. A proposição de lei também diz que o município deverá executar campanha de doação, buscando sensibilizar a população, as autoridades, meios de comunicação e a comunidade em geral para serem doadores. O Centro de Controle de Zoonoses ficará responsável por formar um estoque de remédios doados, que deverá ser devidamente distribuído.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CHINA

FINAL FELIZ

POLUIÇÃO

COMPAIXÃO

VIOLÊNCIA

PESQUISA

APELO

RECOMEÇO

BARBÁRIE

SEGUNDA CHANCE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>