EnglishEspañolPortuguês

Governo das Ilhas Maurício está assassinando cães em massa e de forma extremamente cruel

2 de novembro de 2016
4 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

PETA
PETA

Duas organizações de direitos animais divulgaram imagens e vídeos chocantes que mostram massacres de cães que têm ocorrido  em uma ilha paradisíaca visitada por dezenas de milhares de turistas britânicos a cada ano.

As imagens perturbadoras revelam que caçadores de cães financiados pelo governo perseguem e matam um grande número de animais considerados um “aborrecimento” nas Ilhas Maurício, um país insular do oceano Índico.

Há quatro anos, as autoridades suspenderam brevemente estes assassinatos bárbaros depois que uma investigação ameaçou o turismo na região.

Diariamente,  ouviam-se os uivos de cães aterrorizados e que são mortos com drogas misturadas a agentes de limpeza ou sais de frutas para economizar dinheiro.

Seus corpos ainda espasmódicos foram  jogados em caminhões e enterrados –alguns ainda respiravam – em valas comuns à beira de um cemitério humano, muito longe dos milhões de turistas curiosos que visitam a área anualmente (quase 300 mil deles são do Reino Unido).

PETA
PETA

Por um breve período, a política de captura e matança do governo foi interrompida pela investigação do Daily Mail, que expôs a crueldade praticada pela ridiculamente nomeada Sociedade Maurícia para a Prevenção da Crueldade Contra os Animais.

Foi inaugurada uma nova política de esterilização em massa da população de cães dispersos na ilha. Mas as novas imagens provam que o governo desistiu da medida – que é recomendada por todas as grandes instituições de bem-estar animal – e optou mais uma vez por implantar o extermínio.

A Sociedade Maurícia para o Bem-Estar Animal (MSAW) substituiu a Sociedade Maurícia para a Prevenção da Crueldade contra Animais.

Os funcionários da MSAW ganham um bônus monetário para cada cão capturado. Nas imagens, os cães são recolhidos indiscriminadamente e jogados na parte de trás de uma van embora o governo argumente que só recolhe os animais considerados um “incômodo”.

PETA
PETA

Depois, em um abrigo em Port Louis, cerca de 20 deles são mortos em frente aos outros. Enquanto um trabalhador os joga no chão e tenta mantê-los quietos, outro administra uma injeção letal em seus peitos, numa tentativa de perfurar seus corações.

Em seguida, os cães cambaleiam e eventualmente  têm um colapso, enquanto os restantes tentam escapar desesperadamente, escalando os portões e paredes do canil.

“Qualquer pessoa com um traço de humanidade achará esta filmagem insuportável de assistir. É arrepiante observar a insensibilidade e a  indiferença dos assassinos em relação às vítimas.  As Ilhas Maurício promovem-se como um lugar paradisíaco para turistas internacionais, mas, em vez disso, são um verdadeiro inferno na terra para cães”, disse Alan Knight, líder da International Animal Rescue (IAR).

“Esta exposição mostra que nada mudou desde que o IAR revelou pela primeira vez a extensão do problema em 2012”, acrescentou.

PETA
PETA

“Os cães abandonados já passam por várias dificuldades para sobreviver  sem serem caçados e mortos de maneira dolorosa. A única maneira civilizada e eficaz de controlar a população de cães abandonados é evitar que mais filhotes nasçam, implementando um programa abrangente de esterilização. É exatamente isso o que estamos pedindo ao governo”, declarou Elisa Allen, diretora da PETA.

O IAR e a PETA fizeram uma petição pedindo o fim imediato deste método cruel e ineficaz de controle de cães e a introdução de um programa nacional para administrar o número de animais abandonados.

Muitos moradores do país afirmam que seus animais domésticos são sequestrados e devolvidos em troca de pagamento e a maioria das pessoas pobres não pode pagar a recompensa para salvá-los.

“Houve uma reviravolta completa na mentalidade das pessoas. Antes, eles eram considerados incômodos, uma praga. Agora, as pessoas levam os cães abandonados de sua vizinhança para serem esterilizados”, disse Lucy Ramlochun.

Porém, agora a matança voltou. De acordo com o Daily Mail, estima-se que há entre 60 mil e 80 mil cachorros abandonados nas Ilhas Maurício.

Nota da Redação: É repugnante ver como inúmeros cães inocentes são assassinados de maneira tão atroz como se suas vidas não tivessem valor algum. Este caso denuncia a extrema crueldade dos seres humanos com outras espécies. É urgente que o governo adote programas de esterilização para conter o número de cães abandonados e pare de promover essa matança.

Você viu?

Ir para o topo