EnglishEspañolPortuguês

Porto Alegre (RS) recebe diferentes ações para celebrar o Dia Mundial do Veganismo

28 de outubro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação
Divulgação

Eventos programados em datas distintas pretendem chamar a atenção da população para um a nova forma de se relacionar com os animais

No dia 1º de novembro o planeta celebra o Dia Mundial do Veganismo, estilo de vida pautado na busca pelo fim do sofrimento aos animais. Para marcar a data em Porto Alegre, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) vai promover duas atividades em parceria com empreendedores locais. A primeira está marcada para a próxima terça-feira (1/11), a partir das 14h, no cruzamento da Rua Sarmento Leite com a Av. Paulo Gama. Voluntários vão estender faixas e cartazes para motoristas com mensagens convidativas à reflexão sobre hábitos cotidianos que implicam em grande sofrimento aos animais.

Também como parte das comemorações, na semana seguinte a SVB estreia a série de palestras Diálogos a La Carte. O evento pretende promover encontros bimestrais entre especialistas de diferentes áreas do conhecimento para debater as possibilidades e desafios para o veganismo na atualidade.

O palestrante da edição de abertura será o filósofo Carlos Narconecy, Dr. em Filosofia, autor do livro Ética e Animais e coordenador do Departamento de Ética Animal da SVB para todo o Brasil. A palestra tem entrada livre e ocorre no dia 09/11 (quarta-feira) das 19h30 às 21h30 no VÊ – Empório e Restaurante Vegano (Av. Lageado, 1265).

Dia Mundial

O Dia Mundial do Veganismo foi estabelecido em 1994 por Louise Wallis, então presidente da Vegan Society da Inglaterra, considerada a instituição vegana mais antiga do mundo, que oficializou e cunhou o termo “vegano”. Louise estabeleceu que em todo dia 1º de novembro seria comemorado o Dia Mundial Vegano por ser esta a data de aniversário da Vegan Society, criada em 1944.

Veganismo

Diferente do que se pensa, o veganismo não é uma dieta, e sim uma filosofia que engloba todos os aspectos da vida, cujos valores norteadores recusam qualquer hábito que possa implicar em sofrimento aos animais. Os veganos, como são chamados os que praticam o veganismo, têm uma alimentação vegetariana estrita, ou seja, nada de origem animal entra no cardápio. Isso inclui todos os tipos de carnes, todos os laticínios, ovos, mel e tudo que tenha em sua origem o sofrimento de algum animal. Os veganos também se recusam a usar roupas, acessórios, cosméticos ou medicamentos que tenham sido criados em cima da exploração ou de testes em animais.

Evento 1: Ação de Conscientização

Quando: terça-feira (01/11), das 14h às 17h

Onde: cruzamento da Rua Sarmento Leite com Av. Osvaldo Aranha

Evento 2: Palestra sobre direitos dos animais com Dr. Carlos Naconecy

Quando: quarta-feira (09/11), das 19h30 às 21h30

Onde: Vê – Empório e Restaurante Vegano (Rua Lageado, 1265)

Entrada gratuita

Você viu?

Ir para o topo