EnglishEspañolPortuguês

Elefante recebe carinho de cuidadores após a mãe ser morta por caçadores

31 de outubro de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Elephant Orphanage Project
Elephant Orphanage Project

Os elefantes são criaturas incríveis. Eles passam a vida com sua manada que é extremamente unida. Os mais velhos, normalmente as matriarcas, ensinam habilidades de sobrevivência para as gerações mais jovens e quando um filhote nasce todos ajudam em sua criação. Se uma elefanta torna-se mãe pela primeira vez, ela recebe um pouco mais de auxílio e é ensinada a cuidar de seu recém-nascido.

Infelizmente, o tempo está se esgotando para estas criaturas majestosas. Na Indonésia, os elefantes enfrentam uma grave perda de habitat  e muitos têm sido roubados da natureza e vendidos para as indústrias madeireira e de turismo. Além disso, a população de elefantes africanos sofre uma perda estimada de 35 mil a 50 mil animais todos os anos devido à caça.

Embora existam organizações como a David Sheldrick Wildlife Trust, que possuem unidades de combate à caça, o habitat dos elefantes é vasto e faz com que seja mais difícil impedir os caçadores de alcançá-los.

Elephant Orphanage Project
Elephant Orphanage Project

Como muitos animais que perderam suas vidas por causa da caça de marfim são mães, seus filhotes são deixados sozinhos. Sem lugar para ir, bebês como Karako têm sorte quando encontram seres humanos dispostos a dedicar incontáveis horas para ajudá-los a crescer e se tornarem adultos saudáveis e felizes.

O pequeno Karako foi encontrado vagando sozinho e ferido na Zâmbia. Graças a escoteiros treinados em resgate, ele foi transportado com segurança para a Lilayi Elephant Nursery, que faz parte do Elephant Orphanage Project. Quando bebês elefantes se alimentam, eles descansam seus troncos em suas mães. Porém, como é órfão, Karako descansou o tronco em um dos cuidadores.

Após vagar sem sua mãe, a temperatura do corpo de Karako caiu e ele ficou doente. Os cuidadores lhe deram um colchão confortável para dormir, cobertores para mantê-lo aquecido e uma mão gentil para segurar seu tronco e ajudá-lo neste momento difícil.

Elephant Orphanage Project
Elephant Orphanage Project

Uma cirurgia ajudou a corrigir vários problemas de saúde do bebê (as manchas azuis que aparecem nas imagens são antissépticos usados para tratar suas feridas), mas ele ainda estava deprimido e doente.

Ele também era incapaz de tomar banhos de lama com outros órfãos até que seus ferimentos estivessem curados. Os elefantes são criaturas sociais e, certamente, foi muito doloroso para Karako não poder interagir com companheiros, informou o One Green Planet.

Mas, com a ajuda de seus cuidadores, Karako começou a perceber que não estava sozinho no mundo. Os funcionários decidiram então dar seus próprios banhos no pequeno para que o doce órfão não sofresse por perder os banhos de lama com seus novos amigos.

Karako ainda está se recuperando, mas não irá demorar muito até que ele possa se juntar aos outros. Ele já passou por muitas dificuldades para um jovem elefante, mas não poderia estar em melhores mãos.

Você viu?

Ir para o topo