EnglishEspañolPortuguês

Rinoceronte recebe carinho e amor após família ter sido assassinada por caçadores

20 de outubro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Rhino Orphanage
Rhino Orphanage

Quando podem viver pacificamente na natureza, rinocerontes constituem famílias muito unidas e desempenham um papel muito importante no nosso ecossistema. Por causa de sua grande estatura, eles são capazes de exercer controle sobre seus ambientes, assim como leões ou elefantes, controlando os tipos de plantas presentes em uma região e, portanto, também pequenos animais.

Tragicamente, apesar do papel que desempenham na natureza, rinocerontes são impiedosamente caçados por seres humanos por causa de seus chifres. Acredita-se que os chifres de rinoceronte contêm propriedades medicinais quando na realidade eles são compostos de queratina (o mesmo material existente em nossas unhas). Devido a este mito, estima-se que três rinocerontes são mortos diariamente.

Rhino Orphanage
Rhino Orphanage

Quando rinocerontes são caçados para suprir a demanda de chifres do comércio de animais silvestres, mais membros da espécie são afetados. Muitas vezes, os bebês são deixados para trás, mas, assim como crianças humanas, eles dependem de cuidados maternos para sobreviverem. Recentemente, o Rhino Orphanage (TRO) resgatou um bebê rinoceronte branco de cinco meses cuja mãe foi assassinada por um caçador.

De acordo com o TRP, a mãe foi caçada juntamente com outros dois rinocerontes, dizimando quase toda a família do filhote.

Para transportar o órfão traumatizado, o TRO vendou seus olhos e colocou fones em seus ouvidos para minimizar os estímulos externos e sonoros, reduzindo a quantidade de estresse que o pequeno teria que suportar.

Rhino Orphanage
Rhino Orphanage

Após a sua chegada, as funcionárias do orfanato lhe deram o nome de Nenkani. Isso significa “teimoso” em zulu, um termo usado para descrever com precisão a resiliência e voracidade do filhote.

Nenkani estava compreensivelmente cansado, emocionalmente e fisicamente, mas ele tem recebido cuidados e sido alimentado pela equipe do orfanato. Nada pode trazer sua mãe de volta ou a vida feliz que eles poderiam ter compartilhado juntos, mas pelo menos ele está seguro e em boas mãos agora.

A história incrivelmente triste de Nenkani é um lembrete de que ainda há muito trabalho a fazer para salvar verdadeiramente sua espécie. Guardas-florestais e oficiais de proteção de animais selvagens se empenham na luta contra a caça destes animais, mas todos nós podemos ajudá-los ao compartilhar casos como este para aumentar a conscientização das pessoas sobre estes magníficos seres, informou o One Green Planet.

Você viu?

Ir para o topo