EnglishEspañolPortuguês

Potro com grave ferimento na cabeça mobiliza moradores em Ribeirão Preto (SP)

20 de outubro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Égua e filhote soltos pelas ruas do bairro Jardim Palmeiras, em Ribeirão, inspiram cuidados (Foto: Luciano Tolentino/EPTV)
Égua e filhote soltos pelas ruas do bairro Jardim Palmeiras, em Ribeirão, inspiram cuidados (Foto: Luciano Tolentino/EPTV)

Os sinais de maus-tratos contra um potro e uma égua, soltos pelas ruas do bairro Jardim Palmeiras, na zona leste de Ribeirão Preto (SP), mobilizam os moradores que buscam ajuda para os animais.

Por causa de um grave ferimento na cabeça do filhote, os vizinhos chamaram a Coordenadoria de Bem-Estar Animal, órgão da Prefeitura, mas eles reclamam que nada foi feito e que os animais não foram recolhidos. Procurada, a coordenadoria informou que mandou uma equipe até o bairro e que prestou atendimento adequado ao animal.

Susto e indignação
A vendedora Amanda Emanuelle Vedovelli diz que é comum ver cavalos e éguas soltos pelo bairro. Nesta terça-feira (18), ela notou que um potro e a mãe subiam pela rua da casal dela e chamou a filha para ver os animais.

“Eu fui pegar um balde d’água pra dar pra eles. Quando eu me aproximei eu vi esse ferimento dele, bem fundo. Eu entrei em pânico e conforme ele abria a boca ia minando sangue”, diz.

Amanda afirma que precisou ligar duas vezes para a Coordenadoria de Bem-Estar Animal até que uma equipe aparecesse para verificar a situação dos animais.

“Eles chegaram, não fizeram absolutamente nada. Um rapaz comprou um remédio, ele passou pelo ferimento e depois entraram na caminhonete e foram embora”, reclama.

Embora não saiba quem é o tutor dos equinos, a vendedora busca ajuda para retirá-los da rua. A empresa que faz o transporte de animais de grande porte na cidade informou que o contrato com a prefeitura está suspenso porque não recebe pagamentos há nove meses.

“Aqui tem muitos animais soltos, mas nesse ponto que está esse potro a gente não tinha presenciado. A gente não sabe quem é o tutor, estamos correndo atrás com outros protetores pra ver se conseguimos um lugar pra levar os animais ou um caminhão que possa ajudar a transportar os animais, e conseguir um veterinário.”

Auxílio da prefeitura
Em nota, a prefeitura informou que uma equipe da coordenadoria esteve no local para verificar os animais e que prestou o atendimento necessário. Sobre a falta de pagamento à empresa que deveria fazer o transporte dos animais, a Prefeitura informou que a Secretaria da Fazenda está se esforçando para colocar os pagamentos em dia.

Moradores dizem que é comum encontrar animais de grande porte soltos pela rua (Foto: Luciano Tolentino/EPTV)
Moradores dizem que é comum encontrar animais de grande porte soltos pela rua (Foto: Luciano Tolentino/EPTV)

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo