Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais
Um vale remoto na Turquia tornou-se um local habitado por dezenas de cães desesperados que foram abandonados por seus cruéis tutores e forçados a lutar pela sobrevivência.
Defensores de animais sugeriram que alguém está deliberadamente abandonando os cães na região no meio de montanhas. Acredita-se também que alguns cães foram deixados ali por tutores insensíveis que os despejaram no vale, pois sabiam que eles nunca seriam capazes de encontrar o caminho de casa.
O nome das montanhas, localizada no distrito Akseki da província Antalya, pode ser traduzido como: “Quem vai lá, não volta nunca mais”. Os cães extremamente angustiados lutam para sobreviver em meio às ásperas condições do local. Muitos caminham em grupos que vagueiam a beira da estrada e procuram de fontes de água, já que eles lutam por suas vidas em um ambiente hostil.
A maioria dos animais está esquelética devido à falta de alimentos no meio da paisagem estéril. Uma filmagem mostra vários cães abanando seus rabos quando são abordados, sugerindo que alguns foram animais domésticos. De acordo com o Daily Mail, amantes de animais que passam regularmente pelas montanhas têm levado comida para eles em uma tentativa de ajudá-los a sobreviver.
Pessoas que já passaram pelo vale disseram que muitos dos cães têm orelhas cortadas, o que sugere que eles foram esterilizados por autoridades municipais.
A Turquia tem muitos cães abandonados e tenta encontrar maneiras de lidar com esse problema. Cães abandonados vagueiam pela cidade turca de Istambul há centenas de anos e estima-se que pelo menos 150 mil vivem na região hoje.
Após o governo federal aprovar uma lei exigindo que as cidades administrem o número de cães nas ruas, algumas autoridades locais disseram que não possuem recursos para lidar com o problema.
Nota da Redação: Infelizmente, o abandono de animais não é um problema exclusivo da Turquia e ocorre em todo o mundo. As pessoas que cometem essa crueldade são completamente egoístas e insensíveis: para elas, os animais não possuem valor algum e podem ser descartados a qualquer momento. É lamentável perceber que estes cães lutam para sobreviver por causa de seres humanos que lhes negaram necessidades básicas. Este é mais um caso que mostra como a humanidade ainda precisa aprender a respeitar e ter sensibilidade em relação a outras espécies.