Cerca de 500 cães já foram castrados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Sáude


Divulgação
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira (10), o balanço das castrações feitas através do setor de Vigilância Ambiental. Cerca de 500 cães já foram castrados gratuitamente desde maio, quando começou a valer o contrato da Prefeitura de Araxá com as clínicas responsáveis pelas cirurgias.

Até o fim do mês de setembro foram castrados 448 animais. A prioridade são os cães do canil municipal e dos abrigos Mãos de Assis e Lar Castelha, que acolhem animais de rua ou abandonados por seus tutores. Foram castrados 52 cães do canil municipal, 62 do Lar Castelha e outros 52 do Mãos de Assis. A cirurgia de castração foi estendida para 282 animais cujos tutores possuem dois ou mais cães.

Os animais candidatos à castração devem fazer exames de sangue e precisam ser aprovados pelos veterinários. A cirurgia dura 30 minutos em animais machos e uma hora e meia em fêmeas. Os cães recebem antibióticos e anti-inflamatórios e voltam para casa no mesmo dia.

As pessoas que possuem mais de dois cães e querem castrar seus animais devem realizar o cadastro nos PSFs (Programa de Saúde da Família) ou com os agentes de endemias.

A população de cães cresce dia após dia. Porém, nem todos que nascem conseguem um tutor ou um lar e acabam na rua. Por isso é necessário castrar os animais para que esse aumento progressivo seja evitado.

Fonte: Diário de Araxá


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AVANÇO

COMPORTAMENTO

'SAVE RALPH'

ÍNDIA

REVOLTA

AÇÃO SOCIAL

MÉXICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>