EnglishEspañolPortuguês

Empresária muda de vida por amor aos cães

10 de outubro de 2016
3 min. de leitura
A-
A+
Divulgação
Divulgação

A empresária pernambucana Maria Cláudia Moço, de 37 anos, é apaixonada por cachorros desde a infância. Com o passar do tempo, esse sentimento aumentou ainda mais e há cinco anos ela decidiu vivê-lo intensamente. Movida pelo amor, a empresária passou a adotar cães abandonados. Tudo começou quando Maria Cláudia voltou para o Recife, depois de passar sete anos na Alemanha, a trabalho. Ela passou a tirar das ruas cachorros abandonados que precisavam de cuidados especiais.

O primeiro animal a ser resgatado foi um Rotweiller, chamado Zumpi, que era maltratado. “Quando soube que ele sofria maus-tratos, decidi pegar ele. Foi difícil. Ele não gostava muito de pessoas, o que é normal para um animal que sofria” comenta a empresária. Depois de Zumpi, Cláudia adotou mais 42 cães. E, hoje, não consegue ficar longe deles. Por causa do trabalho, a empresária precisa voltar para a Alemanha, mas sempre desiste da viagem por não ter com quem deixar os animais.

Divulgação
Divulgação

Maria Cláudia já perdeu as contas de quantos animais tirou de situação de risco. De acordo com a Secretaria de Defesa dos Animais do Recife, o município tem cerca de 60 mil gatos e 40 mil cachorros em situação de abandono, nas ruas da cidade. “Não pegamos só para ter mais animais dentro de casa. A gente tira da rua aqueles que estão em situações precárias, que sofrem sérios riscos de morte” explicou Cláudia, que se mudou de Boa Viagem, na zona Sul do Recife, para Aldeia, em Camaragibe, por causa das denúncias de vizinhos incomodados com o barulho dos cães.

Recentemente, durante uma visita à antiga casa em Boa Viagem, Cláudia resgatou Nóia, uma cadela dócil e amigável, que costumava ser drogada por moradores de rua e tinha sofrido um acidente de carro. “Como costumavam drogar a cachorrinha, ela dormiu debaixo de um carro e não acordou quando ele saiu” conta. Nóia sofreu uma fratura na vértebra e perdeu os movimentos das pernas traseiras. Depois de ter sobrevivido a três cirurgias, a cadelinha tem a oportunidade de andar em um carrinho de rodas feito especialmente para ela.

Mas nem todos os cães têm a sorte de ser resgatados e adotados, como faz a empresária. Os cuidados com um animal também requerem gastos com alimentação e consultas veterinárias e, muitas vezes, com tratamentos que custam caro. Entretanto, algumas pessoas desconhecem a existência de clínicas públicas no Recife que atendem animais gratuitamente.

Serviços
Hospital Veterinário Escola.
Clínica Veterinária dentro do departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Endereço: Rua Manuel de Medeiros, Dois Irmãos, Recife.
Telefone: 3320-6441

Centro de Vigiância Ambiental
Endereço: Av. Antônio da Costa Azevedo, 1135, Peixinhos, Olinda
telefone: 33557704 ou 33557705

Castra Móvel
Serviço de castração de animais em Jaboatão dos Guararapes. O serviço muda de local durante os meses.
Outubro: Pátio da Prefeitura Municipal / Av. Gal. Barreto de Menezes, nº 1648 ( Esta localidade atende as regionais 5, 6 e 7)
Novembro: Praça do Núcleo da Polícia / Barra de Jangada
Dezembro: Praça do Rosário / Jaboatão Centro

Denúncias
Em casos de maus-tratos a animais, é possível denunciar ao serviço de fiscalização da Secretaria Executiva do Direitos dos Animais da Prefeitura do Recife no telefone: 3355-8371. Qualquer cidadão pode fazer a denunciar. Não são aceitas informações anônimas, mas o denunciante é preservado.

Fonte: TV Jornal

Você viu?

Ir para o topo