EnglishEspañolPortuguês

Perus são arremessados vivos de avião para serem mortos em festival

8 de outubro de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/Kaitlyn Schwers
Reprodução/Kaitlyn Schwers

Atualmente, as pessoas se entretêm das formas mais cruéis. Algumas visitam uma praia e, em vez de se bronzearem ou praticarem um esporte, arrastam animais marinhos para fora do oceano para tirar selfies. Outras passam o verão participando de festivais que matam centenas de animais marinhos e que são promovidos como eventos de “conservação”.

Neste mês, na cidade de Arkansas (EUA), um homem chamado Dana Woods irá pilotar um avião monomotor enquanto seus primos arremessam perus para fora da aeronave por causa de um festival onde famílias terão a chance de perseguir, capturar e matar as aves. Pior ainda: isso é legalizado.

Esse absurdo suscita questionamentos válidos como “que tipo de cidade é essa?” ou “em que época do século estamos?” Infelizmente, essa crueldade ocorre em Yellville, Arkansas, no Festival de Trote de Perus que acontece anualmente.

De acordo com Woods, os pássaros “podem voar um longo caminho” e parecem deslizar para um pouso. Quando estão no chão, são perseguidos e mantidos como “troféus” de caça, animais domésticos ou ainda assassinados para o jantar durante a temporada de férias. Obviamente não é nada fácil para as aves pousarem de forma “graciosa”. Embora os animais possam voar, isso não significa que as pessoas podem jogá-los no céu e amedrontá-los.

Em segundo lugar, toda a ideologia deste festival é baseada em torno da ideia de que os perus são simplesmente objetos ou brinquedos que existem para o nosso entretenimento em vez de viverem em paz como deveriam. Isto não é apenas um ato cruel do qual os adultos participam, mas também é extremamente irresponsável ensinar as crianças que é correto tratar os animais dessa maneira.

Essa tortura reforça o pensamento de que os animais existem na Terra simplesmente para nosso próprio uso e dá às crianças uma percepção distorcida de como a nossa relação com os animais deve ser. Com eventos como este, fica cada vez mais difícil para as crianças notarem como animais são semelhantes a nós, merecem respeito e não são nossos para serem explorados para qualquer finalidade, seja para medicamentos, alimentação ou entretenimento por exemplo.

Infelizmente, Woods tem a audácia de afirmar que o ato não deve ser interpretado como abuso. “Tratamos os perus corretamente. Isso pode soar irônico, mas nós não abusamos deles, mimamos e fazemos carinho nos perus. Somos bons para eles”, disse ele em entrevista ao Arkansas Online.

Embora o ato de lançar os perus para fora do avião não seja tecnicamente ilegal, isto é sem dúvida um abuso extremo.

As pessoas não têm permanecido em silêncio sobre isso. Desde que o festival é realizado, houve clamor público de ativistas pelo bem-estar animal. A assistente da PETA Gemma Vaughan declarou que o “arremesso de perus é um retrocesso para uma época triste quando os seres humanos eram completamente ignorantes sobre os sentimentos dos animais.”

Segundo ela, a organização está oferecendo uma recompensa de até US$ 5 mil por informações que levem à prisão e condenação de qualquer participante do festival.

Apesar de toda a indignação do público, Woods e sua equipe não parecem perturbados e irão promover o evento, informou o One Green Planet.

Você viu?

Ir para o topo