EnglishEspañolPortuguês

Explorado por zoo há 54 anos, mais velho elefante da América do Norte nunca conheceu a liberdade

7 de outubro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/Care2
Reprodução/Care2

Elefantes não deveriam ser explorados por zoológicos e a história de Packy é uma evidência disso. Ele nasceu em 1962 no Zoológico de Oregon (EUA). Sua mãe se chamava Bella e Packy passou 54 anos atrás das grades de uma jaula.

Atualmente, Packy é o mais velho elefante asiático da América do Norte e infelizmente enfrenta sérios problemas de saúde. Ele foi diagnosticado com tuberculose em 2013 e ainda está em tratamento.

Pregos rachados, lesões e abscessos no pé direito também o prejudicam. Registros revelam que ele recebe Ibuphofen e Paracetamol para claudicação e são precisos cuidados diários para gerenciar o estado ruim de seus pés.

Packy tem recorrentes abcessos e lesões no lado esquerdo de sua cabeça causados por permanecer deitado em um piso de concreto por longos períodos de tempo. Ele também tem um inchaço subcutâneo repleto de líquido sobre uma proeminência óssea no lado direito de sua cabeça, informou o Care2.

Devido às más condições de saúde, Packy já não fica visível para o público. Ele sofre sozinho em seu recinto, simplesmente à espera da morte sem nunca ter conhecido a liberdade. Sua triste existência é um lembrete da desumanidade e falta de ética em estimular a reprodução de elefantes em cativeiro, negando-lhes todas as suas necessidades fundamentais.

O Zoológico de Oregon explorou continuamente um animal majestoso, o que gerou essa vida trágica. Após 54 anos de sofrimento contínuo, Packy merece passar seus últimos anos em um santuário onde ficará livre do confinamento e receberá o amor que merece.

Porém, o zoo argumenta que mantê-lo em cativeiro é o melhor para o elefante, mostrando que a ganância cega o bom senso e a compaixão por este belo animal.

Por isso, ativistas fizeram uma petição exigindo que o zoo liberte Packy e autorize sua transferência para o santuário do grupo de proteção animal PAWS, na Califórnia. Lá, ele ficará em liberdade, irá nadar em uma lagoa, terá vegetação fresca e fará amizade com outros elefantes, desfrutando de uma vida plena e saudável.

Nota da Redação:  A ganância do zoológico destruiu Packy  emocionalmente e fisicamente em nome do entretenimento e do lucro. Desde que nasceu, Packy só conheceu a realidade do confinamento e pagou um preço extremamente alto por isso. Além da intensa angústia e sofrimento causados pelo cativeiro, as péssimas condições do local geraram sérios problemas de saúde para o elefante. Este belo animal merece viver o resto de sua vida em paz e com dignidade longe das grades dessa prisão.

Você viu?

Ir para o topo