Saiba cuidados a serem tomados na convivência entre crianças e animais


Pucca, de cinco anos, olha para o seu 'irmão', o  pequeno Vinícius (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Pucca, de cinco anos, olha para o seu ‘irmão’, o
pequeno Vinícius (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

A convivência entre as crianças e os animais é saudável para ambos, mas são necessários alguns cuidados especiais durante o período de adaptação. Em algumas cidades do Vale do Paraíba, as famílias dão exemplos de que existe um bom relacionamento entre eles.

Em Jacareí, a Pucca de cinco anos, cão da raça lhasa apso, era o centro das atenções, até que o Vinícius chegou e a analista administrativa Edilene Prada precisou fazer algumas mudanças na casa.

“Ela chegou com três meses aqui em casa e desde então ela que dominava, mas com a chegada do Vinícius, nossa maior preocupação realmente foi isso. Depois que ele nasceu, a gente deixou a Pucca cheirar. Pra ela conhecer, ela foi até o quarto com a gente, e agora ela é minha companheira, e fica sempre do meu lado mesmo quando vou amamentar”, afirmou

A advogada Patrícia Filardo, mora em Pindamonhangaba e além dos cinco gatos da raça persa e dois cachorros maltês, tem uma filha de um ano e meio. Ela conta que antes da gravidez ficou preocupada para saber se o bebê podia ter contato com os animais.

“Quando eu engravidei, conversei com a minha médica e ela passou todas as precauções, como por exemplo, não limpar a caixinha de areia dos gatos, que meu marido que passou a limpar, por causa da toxoplasmose. Antes da gravidez os gatos ficavam perto da minha barriga e nunca estranharam”, disse Patrícia.

O cão deita na barriga da Patrícia durante a gestação (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
O cão deita na barriga da Patrícia durante a
gestação (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

O pediatra da bebê Olívia, Enrico Tutihashi, afirma que durante o período de gestação e mesmo após o nascimento, ela nunca ficou doente. Segundo ele, a convivência já na gravidez ajuda na imunidade.

“Durante todo esse período ela nunca apresentou nenhum resfriado, é super importante a convivência. Inclusive os estudos mundiais provam que toda gestante a partir do terceiro mês deve ter contato com o pelo do cachorro, porque é através da saliva da língua dos cães que desenvolve o antídoto e os anticorpos contra as doenças respiratórias”, afirmou.

Após o nascimento da criança, não tem restrição na convivência, mas o pediatra alerta que é preciso conhecer a personalidade do animais antes de aproximar ele da criança. “Ela vai ter um estímulo dos quatro pilares do crescimento da criança, que é o convívio cognitivo, que é a memória, o estímulo motor, que a criança brinca com os animais, corre, e o convívio social, que ela vai aprender a conviver com uma sociedade”, completou o pediatra.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?

DESPEDIDA

RETROCESSO

FINAL FELIZ

CRIMES

ENCALHE

LIVRE DE PRECONCEITOS

CRIME

POLUIÇÃO

EXPLORAÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>