EnglishEspañolPortuguês

Castramóveis fazem atendimento em bairros de Curitiba até sábado

6 de outubro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação
Divulgação

Os dois castramóveis contratados pela Prefeitura de Curitiba (PR) para esterilizar gratuitamente cães e gatos estão em plena atividade nesta semana. A unidade maior está na região da Subprefeitura Bairro Novo. A versão compacta está em atendimento na Subprefeitura Pinheirinho.

Os centros cirúrgicos móveis são equipados com salas de atendimento prévio, anestesia e cirurgia. Além do procedimento cirúrgico, a Prefeitura fornece toda a medicação para o pós-operatório.

Danniella Ferreira de Souza e a filha Agnes Tatiany levaram os cães Percy e Toby para serem atendidos na terça-feira (4). “Esta é uma excelente ação da Prefeitura. Nós não temos os recursos financeiros necessários para fazer a castração nos dois. Com este serviço gratuito isso foi possível”, relata.

O comerciante Amauri de Lima Teixeira também levou a cachorrinha Meg para a castração. “Muito bom. Vejo que muitas protetoras e ONGs estão sendo atendidas. Esse serviço é fundamental para diminuir o número de animais nas ruas”, avalia.

O controle populacional diminui a ocorrência de zoonoses, de acidentes como mordeduras e até acidentes de trânsito, sem falar nos benefícios para a saúde do próprio cão ou gato, pois previne doenças como o câncer da mama, dos testículos e doenças da próstata e do útero dos animais. O procedimento é gratuito, coordenado pela Rede de Proteção Animal de Curitiba, com liberação do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

São atendidos pelos castramóveis castrados cães e gatos de famílias beneficiadas e inscritas em programas sociais como Bolsa Família, Armazém da Família e por programas da Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba, além dos animais de protetores independentes e organizações não governamentais.

Os responsáveis passam obrigatoriamente por uma palestra, realizada no local e na hora da castração, para orientações e entrega de medicamentos que são prescritos no pós-operatório.

Conforme previsto no edital de credenciamento, a Rede de Proteção Animal pretende realizar 7 mil castrações de cães e gatos até a o fim do mês de dezembro. Os equipamentos passarão por todas as dez administrações regionais, conforme calendário divulgado pela Rede de Proteção Animal. Desde 2013, a administração municipal já castrou mais de 11 mil animais.

Fonte: Bem Paraná

Você viu?

Ir para o topo