SOMOS UM - SILVIA LEONEL

A indústria agropecuária e sustentabilidade

Divulgação
Divulgação

Hoje em dia se fala muito em sustentabilidade e como podemos diminuir nossas pegadas de carbono. Alguns dos aspectos de esgotamento global como poluição, escassez de água, diminuição das florestas e biodiversidade, nossos oceanos e vida marinha, fome mundial, alterações climáticas e assim por diante, estão diretamente ligados ao que escolhemos pôr em nossos pratos. Muitas pessoas que reclamam sobre como a Amazônia e outras florestas estão sendo devastadas e queimadas deveriam saber uma coisa: se você come carne, você está contribuindo para isto…

Porque o maior contribuidor para a depleção global e alterações climáticas é a criação em escala industrial de animais…

Ao ano, são abatidos aproximadamente setenta (70) BILHÕES de animais para consumo humano e um número absurdo de 1-2 TRILHÕES de peixes! No ranking dos maiores comedores de carne estão em primeiro os americanos com 120KG/ano em segundo vem os ingleses com 80KG/ano e em terceiro os chineses com 55KG/ano. Sendo que o último, há apenas algumas décadas atrás consumia somente 11GRAMS/ano, geralmente porco ou galinha (não existe tal coisa como frango). E isto ocorreu devido ao crescimento econômico e mitos ligados à correlação entre status social e consumo de carne. Este enorme salto é preocupante, visto que há projeções futuras deste número aumentar para 70KG/ano, e estamos falando aqui de BILHÕES de pessoas, então faça as contas….

Os gases de efeito estufa são a principal fonte/causa de alterações climáticas. E apesar do CO2 (gás carbônico) ser apontado como o maior vilão da história, ele não é o maior percursor…Metano (CH4) e Óxido Nitroso (N2O) são dois potentes gases de efeito estufa, sendo 23 e 310 vezes, respectivamente, mais potentes que o Gás Carbônico. E a criação de gado constitui 80% de todas as emissões de efeito estufa. Países como o Brasil contribui para 60% das suas emissões de gases estufa atribuídas a criação de gado e devastação florestal. Agora você me pergunta como especificamente estes gases são produzidos? Pela flatulência, arroto e estrume destes animais…

Setenta (70!) porcento das nossas florestas já foram derrubadas e queimadas para dar espaço a criação de gado, e elas representam 20% de todo oxigênio. Cinquenta e cinco (55!) porcento da nossa água doce está sendo usada para criação de gado…é necessário cinco mil (5000!) galões (app 20mil litros) de água para a produção de apenas uma libra de carne (aproximadamente meio kilo) enquanto que para produzir uma libra (meio quilo ) de frutas , verduras ou legumes são necessários de 10 a 20 galões (40-80litros)…. Somente aqui nos Estados Unidos a cada segundo oitenta e nove mil (890000!!!) excrementos são produzidos pela indústria de animais (farm animals), como galinhas, porcos, perus, ovelhas, cabras, vacas…Dois terço (2/3) do toda a emissão de amônia, a causa de chuva ácida e acidificação dos nossos eco sistemas são produzidos por esta indústria. Nossos oceanos estão morrendo e nossas águas estão sendo poluídas, e setenta (70!!!) porcento de todo o oxigênio são produzidos por nossos oceanos…

Então o que você escolhe comer faz uma diferença tremenda…

À parte toda esta depleção ambiental que estamos causando com nossas escolhas nós também estamos infligindo muita dor, miséria e sofrimento à todos estes seres sentientes que estão sendo abatidos por MILHARES POR SEGUNDO. Estes seres sentientes, como eu e você, que sentem e desejam viver, estão sendo negados o mínimo de humanidade e dignidade, estão sendo escravizados pelo nosso comportamento egoísta e especifista. Nós não estamos aqui sozinhos. Nós dividimos este planeta com uma infinidade linda e diversa de outras espécies. Nós devemos cuidar e protejer. Se nos foi concedido o poder da fala, devemos então usar este poder para abordar questões que realmente importam, e acima de tudo, conceder este poder aqueles que não tem. Dar voz aos sem voz. Não tem outro lugar para irmos, só nos resta aqui e agora. Somos UM. Estamos todos no mesmo barco, então vamos nos conscientizar e evoluir para um modo de vida que seja realmente mais sustentável, começando com o que colocamos no nosso prato e dentro de nós. Vamos nutrir nosso corpo e nossa alma, alimento é consumido para dar suporte à vida não acabar com ela…Então, dê o primeiro passo, dia após dia, pode começar por uma segunda-feira, mas comece. Um dia a vez e salve vidas, incluindo a sua.

Obrigada por ter chegado até aqui e lido esta matéria, compartilhe e continue buscando a verdade. Espero vê-los por aqui novamente. Muito amor e paz à todos.

” A ação de cada indivíduo contribui para o coletivo, portanto a sua ação pode mover a balança do mundo.” Rav. Ashlag

Namasté,
Silvia Leonel

Referências:

Os dados foram tirados de artigos e sites americanos como o epa.gov, countinganimals etc. O livro ” Comfortably Unaware” de autoria do Dr.Richard Oppenlander também foi uma fonte de fatos e inspiração, não sei se já foi publicado no Brasil. Mas por favor continue sua própria busca, também cave fatos pertinentes a sua própria comunidade e use em prol da humanidade. Deixe seu comentário e compartilhe, somos um.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui