EnglishEspañolPortuguês

Elefante é libertado após 50 anos de abusos e exploração

30 de setembro de 2016
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Wildlife SOS
Foto: Wildlife SOS

Por Rael Moraes / Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Por mais de 50 anos, a única realidade que o elefante Mohan conheceu foi o sofrimento, mas após a mobilização de ativistas, ele finalmente terá a chance de se libertar de seu passado sombrio e abraçar uma nova vida repleta de esperança.

Quando a organização Wildlife SOS resgatou Raju, um elefante que gerou comoção mundial por chorar durante seu resgate, na Índia em 2014, eles cruzaram com outro elefante que havia sofrido a mesma crueldade que Raju sofrera por décadas. Esse elefante era Mohan.

Quando bebê, Mohan foi roubado da natureza, separado de sua família e da sua manada nos anos 60. de um filhote selvagem, ele foi degradado pela maldade humano até se tornar um elegante pedinte, segundo informou a Wildlife SOS em um comunicado à imprensa. Como a maioria dos elefantes em cativeiro, ele foi amarrado e espancado para ser mais facilmente treinado pelos seus abusadores.

Foto: Wildlife SOS
Foto: Wildlife SOS

“Ele passou a maior parte de sua vida nas vilas perto de Lucknow, onde andava pelas ruas e templos pedindo dinheiro ou alugado para cerimônias de casamento,” escreveu a Wildlife SOS. “As cicatrizes severas, as perfurações em seu corpo e sua condição emagrecida confirmam a extensa tortura e negligência que ele tem sofrido ao longo dos anos”.

Fonte: Wildlife SOS
Fonte: Wildlife SOS

A Wildlife SOS tomou conhecimento da situação de Mohan pela primeira vez durante o resgate de Raju. Os dois elefantes tinham passado anos das suas vidas acorrentados juntos lado a lado em um acampamento para elefantes, fazendo deles “irmãos da dor, ” de acordo com a Wildlife SOS. Mohan estava tão faminto ao ponto de recorrer a comer plásticos.

Desde 2014, a organização tem lutado incansavelmente para entregar a Mohan a mesma liberdade que Raju desfruta agora.

Fonte: Wildlife SOS
Fonte: Wildlife SOS

No entanto, era mais fácil falar do que fazer. Mohan ganhou o apelido de “o elefante mais azarado do mundo” por uma série de razões entristecedoras. O seu resgate e transporte para o Centro de Conservação e Cuidados de Elefantes da Wildlife SOS, em Mathura, foi adiado por uma multidão local hostil e violenta, que estava determinada em mantê-lo acorrentado; e mais de 20 atrasos em processos judiciais. Eventualmente, foi colocado em custódia do departamento florestal, onde ele não pôde fazer nada, além do que esperar .

Fonte: Wildlife SOS
Fonte: Wildlife SOS

Foi somente neste mês que uma alta corte considerou seriamente a deterioração da saúde de Mohan e deu o sinal verde para que Mohan pudesse ser transferido para o centro de cuidados da Wildlife SOS, onde ele irá receber um tratamento médico de longo prazo e, o mais importante, um lar onde ele nunca mais irá ser machucado e abusado de novo

Fonte: Wildlife SOS
Fonte: Wildlife SOS

A recuperação médica de Mohan inclui uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais, para ajudá-lo a ganhar o peso que ele havia perdido por mal nutrição e doenças.

Fonte: Wildlife SOS
Fonte: Wildlife SOS

Ele tem também uma infestação de vermes no estômago para combater, além de problemas no fígado.

Fonte: Wildlife SOS
Fonte: Wildlife SOS

Seu caminho para reabilitação, se tornando um elefante completamente saudável é longo, mas agora ele tem um time inteiro dedicado a acompanhá-lo nesta jornada.

Fonte: Wildlife SOS
Fonte: Wildlife SOS

Desde a sua chegada no centro de cuidados de elefantes em 22 de setembro, Mohan vem recebendo todo o amor e mimos que foram negados até agora na sua vida, na forma de banhos, tratamentos e longas caminhadas no seu grande recinto.

Fonte: Wildlife SOS
Fonte: Wildlife SOS

“Sua liberdade demorou para chegar, e estamos muito gratos a todos que permaneceram fortes através dessa longa e, muitas vezes, desanimadora luta para sua soltura, ” Geeta Seshamani, cofundadora da Wildlife SOS, disse em comunicado da imprensa.

“Esse dia realmente valida todo o trabalho duro que foi feito em seu resgate, e esperamos que isso estabeleça um precedente muito necessário, para outros cativeiros de elefantes na Índia, de que o abuso animal não será tolerado, ” diz Seshamani.

Fonte: Wildlife SOS
Fonte: Wildlife SOS

Você viu?

Ir para o topo