Cãominhada pede atenção para maus-tratos contra animais em Suzano (SP)


caominhada
Divulgação

Evento aconteceu na manhã do último domingo (25). Apesar do tempo instável reuniu 100 pessoas que passearam com seus cães pelas ruas do centro da cidade.

Sob o lema “Políticas Públicas para Animais” a cãominhada destacou os projetos do candidato a vereador Lisandro Frederico, que pertence ao partido PSD. Nos últimos anos Lisandro presidiu a ONG PAS (Projeto Adote Suzano) e colaborou com a doação de aproximadamente 2 mil animais em situação de rua, além de incentivar a castração de milhares de cães e gatos, visando o controle populacional.

Durante o percurso, cães de diversas raças se divertiram e chamaram a atenção com histórias que mostram a falta de eficácia do sistema público. Um dos casos é o Maggo, o sem raça definida cego foi abandonado nas ruas e atropelado. Para sobreviver dependeu do socorro de voluntários da ONG, mas hoje já vive com seus adotantes que estavam presentes no passeio. A entidade desenvolve um trabalho sem fins lucrativos e não recebe qualquer tipo de incentivo da prefeitura.

Lisandro ressalta que as ONGs e protetores de animais estão sobrecarregados e precisam de suporte da prefeitura. “A proteção dos animais é uma responsabilidade do serviço público previsto na constituição federal. As cidades precisam de legisladores que pensem nessa questão, foi assim que cidades como Mogi das Cruzes e São Paulo conquistaram avanços, que inclui até hospital público veterinário” ressalta.

Entre os projetos do candidato estão castração massiva de animais, campanhas de conscientização sobre posse responsável, mais rigor na fiscalização de maus-tratos e a criação de um hospital público veterinário. Lisandro lembra que seus projetos voltados a causa dos animais também traz benefícios a seres humanos. “A redução da população de animais nas ruas é uma questão de saúde pública. Algumas doenças como a leshmaniose, raiva e leptospirose são transmitidas por animais e a cidade precisa se preocupar com essas questões” disse o candidato.

A candidatura de Lisandro recebe o apoio de importantes autoridades atuantes na causa dos animais, como o deputado federal Ricardo Izar, o estadual Roberto Tripolli e a vereadora de Mogi das Cruzes Karina do Adote Já. Lisandro caminhou ao lado de Said Raful, o candidato a prefeitura também tem em seu plano de governo diversos projetos dedicados a causa dos animais.

Divulgação
Divulgação

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ABERRAÇÃO LEGISLATIVA

EXEMPLO

CICLOVIA RIO PINHEIROS

ESTRESSE

RESILIÊNCIA

BRECHAS LEGAIS

DENÚNCIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>