EnglishEspañolPortuguês

Investigação revela comércio de vacas para sacrifícios na Índia

15 de setembro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução / India Today
Reprodução / India Today

No estado indiano de Uttar Pradesh, as vacas são tratadas com respeito, caminhando livremente pelas ruas sob os olhares cuidadosos de seus adoradores, da policia e de agentes voluntários de proteção.

Entretanto, uma investigação feita pelo Indian Today expôs um grupo de gaushalas (local de criação de vacas), mediadores e policias que se envolveram com o mercado negro de troca de bois e vacas. Elas são mandadas para serem usadas em assassinatos religiosos na cidade de Saifni, no distrito de Rampur, em Uttar Pradesh.

Disfarçados de compradores, os jornalistas descobriram bois e vacas sendo vendidos por diferentes preços, entre 16 mil e 22 mil rúpias. Não havia nenhum policial por perto para investigar a troca ilegal.

“Precisamos de uma vaca para o festival,” disse um dos repórteres disfarçados.

“Pode olhar por aí, temos muitas,” respondeu um comerciante.

Reprodução / India Today
Reprodução / India Today

Os animais não são vendidos somente para rituais. Há um crescente mercado de carne bovina que opera no centro da cidade.

As carcaças dos animais sem pele são exibidas nas lojas de carne. Os donos dos matadouros confirmam que a carne é bovina. Um dos açougueiros afirmou que foram orientados pelos policiais a tirarem o couro dos animais antes de expô-los nas vitrines para evitar inspeções.

A investigação rastreou os operadores que trabalhavam por trás das cenas na troca ilícita de vacas. Muitos que cuidavam de vacas se ofereceram para fornecer animais para os assassinatos.

Um mediador explicou aos repórteres disfarçados que as vacas resgatadas em batidas policiais eram compradas por donos de gaushalas locais e revendidas clandestinamente para os traficantes.

“Eles recuperam o dinheiro,” afirmou o mediador.

Você viu?

Ir para o topo