EnglishEspañolPortuguês

Elefante explorado pelo turismo é obrigado a dormir acorrentado e em pé

7 de setembro de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/FOTO'S
Reprodução/FOTO’S

“Durante os últimos 20 anos, um elefante chamado Lasah não foi considerado nada mais do que um objeto. Sua vida foi repleta de exploração: ele foi continuamente obrigado a se apresentar em shows e em comerciais de zoológicos. Hoje, Lasah é forçado a carregar turistas no Langkawi Elephant Adventures (LEA), onde ele está há 10 anos, e o que acontece nos bastidores é particularmente trágico.

Recentemente, a organização Friends of the Orangutans (FOTO’S) divulgou fotografias que mostram a vida miserável de Lasah quando também está fora dos olhos do público.

Aos 36 anos, este elefante da Malásia deveria desfrutar de uma vida feliz. Em vez disso, ele passa seus dias transportando turistas por horas sob um calor sufocante. E o que é ainda mais trágico: Lasah não pode nem mesmo deitar-se depois de um dia de trabalho árduo.

Suas quatro pernas são mantidas acorrentadas e ele quase não consegue se movimentar em um recinto em péssimo estado. As imagens mostram também a solidão de Lasah que não tem a companhia de nenhum elefante.

Os elefantes são seres sociáveis e incapazes de prosperar sem outros companheiros, o que agrava ainda mais a terrível vida de Lasah.

“Esta é a pior forma de abuso de um elefante que tivemos a infelicidade de encontrar”, diz o diretor da FOTO’S Upreshpal Singh.

“Lasah é usado e abusado por dinheiro e ficamos chocados em encontrá-lo com suas quatro pernas acorrentadas barbaramente quando ele não está sendo explorado. Acreditamos que isto ocorre todas as noites e não é nenhuma surpresa que ele esteja severamente abaixo do peso”, completa.

Todos os anos, centenas de milhares de turistas se reúnem na Ásia para  montar em elefantes. Isso pode parecer algo trivial e bastante inocente, porém é uma indústria cruel.

Reprodução/NewStraitsTime
Reprodução/NewStraitsTime

A maioria dos elefantes abusada pela indústria de turismo é capturada na natureza ainda bebê e forçada a suportar um treinamento brutal para “quebrar” seus espíritos. Os animais são espancados inúmeras vezes para quebrar suas resistências de lutar contra seus captores.

Ao longo de suas vidas em cativeiro, estes elefantes provavelmente serão obrigados a carregar  turistas em suas costas em temperaturas extremas, como Lasah, guiados pelo doloroso instrumento de torturado chamado bullhook. Eles também serão  treinados para executar truques ridículos para entreter o público.

A vida em cativeiro é exatamente o oposto de uma existência em liberdade na natureza. Em seu habitat natural, elefantes passeiam livremente, tomam banhos de lama, ficam com suas famílias, tudo o que é proibido aos animais que levam turistas em suas costas.

De acordo com o One Green Planet, quando os elefantes são privados de contato e interação com outros de sua espécie, eles podem facilmente ficar frustrados e deprimidos. Quando são confinados, estes animais também têm  problemas nas articulações do pé, feridas nas unhas e os comportamentos estereotipados que são  sintomas de um sofrimento mental profundo.

Para ajudar Lasah, foi feita uma petição exigindo sua transferência para o santuário Kualah Gandah onde ele será cuidado e poderá abandonar esta vida de horror e escuridão.

Você viu?

Ir para o topo