EnglishEspañolPortuguês

Animais resgatados recebem cuidados em centro de reabilitação

20 de agosto de 2016
1 min. de leitura
A-
A+
Papagaio é um dos um dos nove animais do centro (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Papagaio é um dos um dos nove animais do centro (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

As notícias de tráfico, atropelamento e cativeiro de animais silvestres são frequentes no Tocantins e, na maioria das vezes, eles estão doentes ou muito feridos quando são encontrados pelos órgãos de proteção. Nesses casos, os animais são levados para centros de reabilitação, em Gurupi, que atualmente atende nove animais vítimas de alguma dessas situações.

A maioria destes animais chega ao centro por meio de operações do Naturatins ou quando são encontrados abandonados. O veterinário Jairo Piovessan fala sobre as principais lesões dos animais quando chegam ao centro.

“Eles chegam muito desidratados, debilitados, então eles precisam ser reabilitados, com tratamentos específicos para cada caso e assim chegarem ao ponto de serem transferidos daqui”.

Infelizmente os animais do abrigo não podem voltar para a natureza, mas podem viver em cativeiros autorizados pelo Naturatins. “Os animais são pegos filhotes e não conseguem mais viver sozinhos, não sabem caçar, se alimentar. Então esses animais são levados para o centro de triagem em Araguaína, onde ficarão o resto da vida”, explica coordenador do Naturatins, Antonio Carlos Pakalolo.

A multa para quem é flagrado com animais silvestres sem autorização é de R$ 5 mil para cada espécie que esteja na lista oficial de extinção e de R$ 500 para os demais.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo