Grupo busca compromisso de candidatos para abrigo de animais em São Gabriel do Oeste (MS)


Caminhada realizada neste ano pela ONG Anjos de Pata em São Gabriel do Oeste (Foto/Divulgação)
Caminhada realizada em 2016 pela ONG Anjos de Pata em São Gabriel do Oeste (Foto/Divulgação)

Cidadãos com o apoio da ONG Anjos de Pata, estão organizando um evento para o mês de outubro em prol da criação de um abrigo público para animais em situação de abandono, atropelados ou vitimados por maus-tratos em São Gabriel do Oeste (MS).

Dentro do cronograma a ser realizado antes do evento, as cidadãos elaboraram um termo de compromisso que será apresentado aos candidatos a prefeito do município, onde os mesmos, após eleitos, assumem o compromisso formal de disponibilizar ou construir, um abrigo público para acolher animais (cães e gatos) em situação de abandono, atropelados ou vitimados por maus-tratos que, do contrário, poderiam morrer em vias públicas, ou sofrerem uma morte induzida no Centro de Controle de Zoonoses.

De acordo com a escrivã da Polícia Civil de São Gabriel do Oeste, Gilvania Ramos Rossi, uma das cidadãs a frente da ação, dentre as atividades a serem desenvolvidas pelo abrigo público para animais, serão agregados programas de castração gratuita aos animais, em que os tutores não tenham condições de pagar pelo procedimento e manutenção com a higiene e alimentação dos animais abrigados, visando a adoção dos mesmos.

Para a estruturação do abrigo, será criada uma portaria para disciplinar seu funcionamento, e critérios de doação e arrecadação de fundos, para manutenção do abrigo, observadas as legislações vigentes, referente às leis brasileiras de proteção aos animais.

Questionamos Gilvania o motivo de tomar frente da ação para a criação do abrigo público. “Comprei essa campanha porque, primeiro, me incomodo muito com essa situação de animais na rua sem um abrigo, sem uma lar, sem um local para ser realmente cuidado do jeito que deve ser. O que mais me motivou a tomar essa iniciativa foi que além dos animais, que eu e meu marido sempre temos tentado ajudar, encontrei um animal atropelado e esse ficou um dia agonizando sem ter ajuda, sem ninguém tentar resgatar, busquei a Vigilância Sanitária para fazer o resgate e eles também me explicaram que não tinham condições, que o Município não era responsável e que a finalidade da Vigilância Sanitária não era essa, e se fosse resgatar esse animal era apenas para induzi-lo à morte. A partir desse momento, eu estou tentando fazer algo para resolver esse problema de São Gabriel. Sei que não vai resolver o problema todo, que é muito maior, mas vai fazer alguma diferença, algo que talvez possa vir a ter algo positivo para a sociedade de São Gabriel”, explicou Gilvania.

Caminhada
As cidadãs, com o apoio da ONG Anjos de Pata organizam para o dia 09 de outubro, após as eleições municipais, uma caminhada em prol da criação do abrigo para animais, onde pretendem entregar um documento com assinaturas coletadas no município.

Para a coleta de assinaturas de pessoas que apoiam a criação do abrigo para animais, as cidadãs visitarão escolas e deixarão documentos em pet shops e órgãos públicos.

A organização do evento busca patrocínios para a confecção de camisetas e panfletos que serão distribuídos no dia da caminhada. Para doações os interessados podem entrar em contato com Gilvania através do telefone (67)9992-0926.

Fonte: Idest


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

DENÚNCIA

JAPÃO

PRESERVAÇÃO

DESESPERO

CONSOLO

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>