EnglishEspañolPortuguês

Clínica registra 15 cães envenenados em duas semanas na cidade de Alegre (ES)

24 de agosto de 2016
3 min. de leitura
A-
A+
Os cães envenenados tem como sintomas a salivação excessiva, sensibilidade à luzes e sons, diarreia e tremores. (Foto/Google Images)
Os cães envenenados tem como sintomas a salivação excessiva, sensibilidade à luzes e sons, diarreia e tremores. (Foto/Google Images)

Em duas semanas, veterinários de uma clínica registraram cerca de 15 casos de envenenamento de cachorros em Alegre, no Sul do Espírito Santo. A Polícia Civil disse que todos os casos registrados são investigados, por isso recomenda que os tutores façam o registro da ocorrência. Denúncias podem ser feitas pelo número 181.

O cão de nome Juba, que acompanhava a professora Luceli de Souza há sete anos, comeu uma carne envenenada na rua e morreu em maio de 2016, no bairro Guarema. “Ele foi passear um pouquinho num domingo à noite, encontrou um pedaço de frango, engoliu uma boa parte e depois de uns 10 metros já começou a cambalear”, contou Luceli.

Agora, a professora tem uma cadela, mas teme que aconteça de novo devido aos casos recorrentes de envenenamento. “Envenenamento de cachorro é complicado. É muito doloroso para o cachorro e para o tutor”, lamentou.

Atendimento
Muitos dos cães envenenados em Alegre são atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Espírito Santo. Eles receberam dez animais, mas quatro deles não resistiram.

“A maioria dos animais chegam sendo trazidos por pessoas, porque são animais em situação de abandono que são envenenados. Elas veem os animais apresentando sinais de envenenamento e correm para tentar salvar”, contou o professor Afonso Cassa.

As clínicas particulares de Alegre também receberam vários animais com sintomas de envenenamento. Nas últimas duas semanas, o veterinário de uma delas fez uma média de 15 atendimentos.

“Quase todos os dias estamos pegando caso de envenenamento de cães, principalmente por intoxicação de carbamato, que é o famoso chumbinho”, disse o veterinário André de Paula Castro.

Gilberto Santos, veterinário e proprietário de outra clínica, também ficou impressionado com a quantidade de animais que vêm apresentando os mesmos sintomas na cidade. “Tivemos um caso em que o animal foi envenenado em casa, jogaram pelo portão. Outro em que o animal escapou e encontrou o veneno na rua. E um de acidente doméstico, que o tutor colocou o veneno para combater o rato e o cachorro encontrou a isca”, contou.

Chumbinho
A compra do chumbinho é crime contra a saúde pública, de acordo com a Lei nº 9677/1998, e também uma infração sanitária, por violar a Lei nº 6360/1976.

De acordo com o professor Afonso Cassa, os sintomas de intoxicação por chumbinho são:
– tremores;
– salivação excessiva;
– diarreia;
– sensibilidade à luz e sons;

Quando os sintomas forem percebidos, é necessário levar o animal ao veterinário o mais rápido possível. “Às vezes as pessoas querem tratar em casa, dando leite, outras coisas, até piora o caso de envenenamento. Tem que trazer ao veterinário o mais rápido possível para entrar com antídoto específico para esse animal. Hoje, o ideal é fazer uma prevenção a longo prazo, que seria a castração de animais”, explicou o veterinário André Castro.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo