EnglishEspañolPortuguês

USP realiza "IX Seminário de Ética e Direitos Animais" em São Paulo (SP)

19 de agosto de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
0_Expediente, Sumário e Editorial_Página_01_0
Divulgação

O grupo de pesquisa sobre “Ética e Direitos Animais” do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da FFLCH/USP – tem o prazer de convidar pesquisadores(as) interessados(as) em submeter propostas de trabalhos para a 9ª edição do Seminário de Ética e Direitos Animais, a ser realizado entre os dias 3 e 4 de novembro de 2016, nas dependências da Universidade de São Paulo (USP).

Neste ano, o evento será orientado pelo tema “Utilização de animais na experimentação científica” e terá como intuito fomentar um espaço de diálogo crítico acerca da questão da apropriação dos animais para o uso das biociências, suas implicações éticas, políticas, mercadológicas e jurídicas.

Apresentação dos trabalhos:
Cada trabalho deve ser apresentado em, no máximo, 15 minutos e deverá tratar de um dos seguintes eixos temáticos:

– Discursos sobre o uso de animais pela ciência
Estudos nas áreas da Filosofia, Antropologia, Literatura, Comunicação, Psicologia, Psicanálise e Direito sobre a propagação das ideias referentes à apropriação dos animais para uso das biociências.

– Mercado e indústria de experimentação animal
Pesquisas sobre a criação e o fornecimento de animais (biotérios, tráfico, cativeiro); utilização de animais no ensino e nas pesquisas universitárias; manipulação genética de animais para a indústria de alimentos, “pets”, etc.; e a interdependência entre mercado e a pesquisa científica com animais.

– Contraposições e novas perspectivas
Investigações acerca do movimento histórico antivivisseccionista, objeção de consciência, 3 Rs (replace, reduction, refinement) e a proposta de substituição total dos animais – 1 R (replace) na atualidade.

Obs: Também serão aceitas propostas afins, que estejam em consonância com o tema do seminário, caso não tenham sido contempladas pelos eixos temáticos especificados acima.

Submissão de resumos:
Os(as) interessados(as) deverão encaminhar o resumo de 1 lauda com título, fundamentação teórica, indicação do eixo temático no qual pretendem inserir-se, nome e qualificação profissional e acadêmica dos autores(as), até dia 30 de setembro de 2016, para o e-mail: resumos9seminario.animais.gmail.com

A seleção dos resumos será realizada por comissão avaliadora.
Critérios para avaliação dos resumos de pesquisa:
1) Consistência teórico-metodológica
2) Objetividade e coerência do texto
3) Relevância e aspectos éticos da pesquisa

Resultado:
A divulgação dos resumos selecionados se dará por e-mail no dia 3 de outubro de 2016.

Outras informações:
A sala disporá de equipamentos para projeção (computador e projetor).
Os certificados de participação serão entregues após a apresentação.
Os custos de participação no seminário porventura necessários, como passagem, hospedagem e alimentação, são de inteira responsabilidade do(a) pesquisador(a).
Em caso de impossibilidade de apresentação do trabalho durante o seminário, o(a) pesquisador(a) deverá informar sua ausência à comissão organizadora, o mais breve possível, pelo e-mail: resumos9seminario.animais.gmail.com

Você viu?

Ir para o topo