EnglishEspañolPortuguês

Comitê Rio 2016 se une a ONG para garantir segurança dos animais nas Olimpíadas

19 de julho de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/ClubedosAnimais
Reprodução/ClubedosAnimais

O grupo internacional World Animal Protection e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 anunciaram uma parceria para manter os animais da cidade seguros durante o período preparatório e no decorrer dos jogos.

Devido aos jogos, milhões de pessoas irão para a cidade do Rio de Janeiro, entre 5 e 21 de agosto e novamente entre os dias 7 e 18 de setembro de 2016, para ver os eventos em mais de 30 instalações esportivas diferentes.

Muitos animais vivem perto desses locais – tais como cães, gatos, bois, porcos, cavalos, gambás, pássaros, primatas, cobras, jacarés e capivaras – e precisam ser protegidos durante os jogos.

O World Animal Protection está treinando equipes operacionais para lidarem corretamente com os animais durante as Olímpiadas e oferecendo orientações sobre a guarda responsável de animais para as comunidades do Rio de Janeiro, informa o portal Scoop.

Além disso, o grupo tem participado da organização de campanhas de adoção de cães e gatos em parceria com a Secretaria Especial de Defesa dos Animais (SEPDA).

“Esperamos que os Jogos Rio 2016 sejam um exemplo para outros eventos desportivos importantes porque a alegria e as comemorações dos eventos podem causar muito sofrimento para os animais da cidade organizadora”, declara Rosangela Ribeiro, gerente do Programa de Veterinária do World Animal Protection.

“Estamos orgulhosos em trabalhar com o Comitê Organizador Rio 2016 para garantir a segurança dos animais em todo o Rio e que os tutores se sintam confiantes de que podem mantê-los seguros e bem”, completa.

“Ficamos muito satisfeitos quando o World Animal Protection ofereceu apoio. Confiamos na sua assessoria técnica que nos ajudou a criar e implementar planos de gestão para os animais que podem entrar em locais ou se aproximar de multidões. Sem eles, teria sido muito difícil fazer isso”, afirma Julie Duffus, gerente de sustentabilidade do Rio 2016.

Com mais de 30 anos de experiência em proteger animais em todo o mundo, os veterinários do grupo irão fornecer treinamento aos funcionários localizados em todos locais olímpicos para lidar com animais e humanos com segurança e para assegurar que os jogos ocorram sem problemas.

Os funcionários também deverão manter os hóspedes da cidade confiantes, pois eles terão conhecimento de que os animais desabrigados estão sendo cuidados e não são considerados um incômodo.

Como há um grande número de residências vizinhas às instalações desportivas, as comunidades serão aconselhadas a tomar cuidados extras com os animais domésticos durante os jogos.

Em Jogos Olímpicos anteriores, houve casos de animais que entraram em áreas destinadas a concursos e treinamentos, colocando suas próprias vidas em risco e potencialmente causando acidentes ou interrupções.

Por isso, o grupo internacional e o Comitê Organizador do Rio 2016, estão preocupados em conscientizar as pessoas sobre a importância de manter animais domésticos seguros em casa durante as competições, especialmente quando ocorrem competições de rua, como a corrida de ciclismo em estradas.

Você viu?

Ir para o topo