Cientistas querem nos convencer de que leite de barata é bom pra nós

31 de julho de 2016
Divulgação

O Science Alert compartilhou recentemente a história sobre o desenvolvimento de leite de barata. A motivação alegada por trás da pesquisa sobre estes insetos, feita no Instituto de Biologia de Células Estaminais e Medicina Regenerativa da Índia, é seu valor nutricional e a esperança de que isso ajude nossa população em crescimento (algo que o National Academy of Sciences diz que uma alimentação 100% vegetal pode fazer).

Embora as baratas na verdade não produzam leite igual aos mamíferos, uma espécie chamada diploptera punctata alimenta seus bebês com algo que os seres humanos querem roubar. Os cristais de proteína secretados por estas baratas são quatro vezes mais “nutritivos” do que o leite de vaca, e também mais elevados em calorias, disseram os cientistas.

Antes de imaginar as pequenas prateleiras de inseminação e equipamentos que seriam necessários para extrair “leite” dessas baratas, estão tentando produzi-lo em laboratório. Contudo, extrato de barriga de barata provavelmente não será facilmente comercializavel, embora a fórmula para crescimento de bezerros, de alguma forma, seja. Enfatizando que o fato de que estes cristais produzem mais proteína ao longo da digestão não é uma desculpa adequada para encontrar novas formas de promover novas oportunidades de exploração.

No entanto, eles alertam que quem segue uma dieta ocidental e quem quer ficar em forma não vai querer esse leite de barata. Isso significa que qualquer pessoa em defesa das baratas e de sua saúde terá que ficar com a boa e velha couve e todos os outros super alimentos que ingerimos regularmente.

Pode-se apostar que leite de quinoa tenha mais chances de sobrevivência que o de baratas, no fim das contas.