Baleia encontrada em Santos (SP) morreu por asfixia


Mamífero encontrado ontem estava com cordão umbilical ainda (Foto: Fernanda Luz)
Mamífero encontrado ontem estava com cordão
umbilical ainda (Foto: Fernanda Luz)

A baleia encontrada morta no último domingo (25), na faixa de areia da Ponta da Praia, em Santos, era um filhote macho da espécie franca. De acordo com o Instituto Gremar, a causa da morte do animal, que trazia ainda o cordão umbilical, foi asfixia.

“Esse filhote provavelmente nasceu nas últimas 24 horas. Ele estava no tempo certo, mas tanto ele como a mãe deviam estar fracos. Ele acabou aspirando areia”, explica a coordenadora do Gremar, Andréa Maranho.

Agora os pesquisadores querem descobrir porque o animal ficou nessas condições. Eles coletaram várias amostras do mamífero, que foram encaminhadas para análise. O último encalhe desta espécie na Baixada Santista ocorreu há 9 anos. Foi em Itanhaém e a baleia franca também era filhote.

“Essa espécie se alimenta na região Antártica e depois migra para Santa Catarina. Existem encalhes no Litoral de São Paulo, mas é incomum”, explica a veterinária Raquel Beneton.

Fonte: A Tribuna


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SUSTENTABILIDADE

NEGLIGÊNCIA

SOFRIMENTO

PORTO ALEGRE (RS)

INSENSIBILIDADE

GOIÂNIA (GO)

MÉXICO

ACIDENTE

AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>