EnglishEspañolPortuguês

Universidade nos Estados Unidos e Canadá que 'usam' animais vivos anuncia acabar com a prática

11 de julho de 2016
1 min. de leitura
A-
A+
10
Divulgação

“Como a Universidade de Johns Hopkins, um mês antes, e inúmeras outras escolas de medicina antes desta, a Universidade do Tennessee reconheceu que as simulações e outros métodos de ensino que não requerem animais ultrapassaram a cruel e desnecessária utilização de animais vivos no treino de médicos”, disse John Pippin, médico do Comité para a Medicina Responsável – uma organização sem fins lucrativos que representa mais de 12.000 médicos e que pressionou esta instituição de ensino a abandonar a prática, por mais de 10 anos.

Os alunos de medicina tinham, anteriormente, de participar em aulas e sessões práticas obrigatórias que utilizavam animais vivos – vivissecção. Aprendiam a fazer operações nestes animais, como incisões, técnicas de sutura, remoção de órgãos, tratamento de lesões traumáticas – que lhes eram, primeiramente, infligidas –, entre outras práticas. No final, os animais eram induzidos à morte.

Ao longo dos anos, no entanto, as escolas foram-se apercebendo que nem sempre um tratamento que é eficaz para um cão ou para um porco se prova igualmente eficaz para os seres humanos e que existem, atualmente, simuladores interativos e programáveis que replicam a anatomia humana de um modo muito preciso que tornam esta prática desnecessária, defende o Comité para a Medicina Responsável.

Fonte: The Uniplanet

Você viu?

Ir para o topo