EnglishEspañolPortuguês

Lançamento do livro "Os Animais Também Contam" reúne 21 autores em defesa dos direitos animais

9 de julho de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Maurício Kanno
[email protected]

Divulgação
Divulgação

O livro “Os Animais Também Contam” é o primeiro lançamento literário garimpado com muita dedicação e totalmente voltado em defesa dos direitos animais. Como primeiro volume, 36 estórias compõem o livro, na forma de contos ou crônicas de 21 autores de várias cidades em seis estados do país — São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão e até Alemanha, com a autora Paula Dassie, que ilustra a capa.

Além desses colaboradores, 12 artistas espelhados pelo Brasil (além da brasileira na Alemanha), produziram cerca de 20 ilustrações para o livro.

A apresentação é escrita pela professora Evely Libanori — que também colabora com três de suas crônicas —, da Universidade Estadual de Maringá. A professora destaca o que chama de “literatura animalista abolicionista” e “a função humanizadora da literatura”, conforme o crítico literário Antonio Candido.

O livro aborda referências em obras históricas como Os Miseráveis, do francês Victor Hugo (1862), que retratou a pobreza, fome e ignorância; ou Vidas Secas (1938), do alagoano Graciliano Ramos, que denunciou agruras do Nordeste, como a exploração social, opressão política e a seca.

Pois o trato animal também significam vidas, vidas preciosas, mas em condições miseráveis que ultrajam sua dignidade como animais — que, apesar de um triste senso comum da palavra, nada têm de inferiores em termos de valor aos humanos. Não há como descrever o suficiente o nível de “coisificação” e sofrimento que esses seres passam. O livro trás os animais como protagonistas de suas próprias histórias, afim de representarem seus respectivos sentimentos.

As ferramentas e gêneros explorados na literatura veem desde crônicas, fantasia, ficção científica até sátiras, incluindo contos de “metamorfoses”. Assim buscamos fomentar uma arte e cultura de paz em defesa dos animais.

Lançamento
Sábado, 30 de julho
Horário: 14h às 18h
Local: Biblioteca Pública Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana, São Paulo- SP

Autores:
Alfer Medeiros;
Cláudio de Godoy;
Clésio Tapety;
Dennis Zagha Bluwol;
Évellin Keith Da Collina;
Fer Moreno;
Marcos Fêo Spallini;

Ilustradoras:
Karen Novak;
Livia Hay;

Autores colaboradores:
Bruno Müller;
Clélio Muniz Pires;
Daniela Kanno Vieira;
Elen Sousa de Abreu Silva;
Evely Libanori;
Evely Reyes Prado;
Leide Fuzeto Gameiro;
Marcos Favela;
Rafael Bán Jacobsen;
Rodrigo Machado;
Sinara Foss;

Ilustradores:
Ananda Matuck;
Bianca Augusta Zanette Santos;
Bil;
Edgar Franco (Ciberpajé);
Felipe Franco Tomazella;
Flávia Mendes;
Lucimara Penaforte;
Mariana Mayumi Hiroki;

Você viu?

Ir para o topo