Ativistas repudiam ação da Sadia com Jamie Oliver: ‘Nova Angélica’


O chef inglês Jamie Oliver(Getty Images/VEJA)
O chef inglês Jamie Oliver (Getty Images/VEJA)

O famoso chef inglês Jamie Oliver fechou um contrato com a Sadia para se tornar o garoto-propaganda de uma linha de congelados que promete ser “saudável”, “gourmet” e de “maior nível de bem-estar animal”. A notícia da contratação do chef, conhecido por defender uma alimentação saudável baseada em produtos frescos, teve repercussão negativa entre fãs e se tornou alvo de uma carta de repúdio da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Segundo a carta da SVB, o chef passou vexame ao se associar à marca, assim como “Angélica (autodeclarada ‘vegetariana’) promovendo embutidos da Perdigão e Roberto Carlos ao tentar promover a carne da Friboi”.

Os vegetarianos se dizem desapontados com o envolvimento do cozinheiro com uma empresa que, segundo afirmam em comunicado, causa graves impactos ambientais. “Não é possível compatibilizar a educação alimentar de qualidade e o bem-estar nutricional com a promoção de uma marca cujo portfólio promove amplamente o consumo de carnes processadas e embutidos – comprovadamente associados a problemas crônicos de saúde e diversos tipos de câncer, conforme reconhecido pela Organização Mundial de Saúde”, afirma a SBV em carta enviada à imprensa.

A sociedade também afirma que o consumo excessivo de produtos de origem animal pela população brasileira tem implicações para a saúde pública. “A carne de frango é, hoje em dia, responsável por grande parte dos casos de contaminação e intoxicação alimentar no Brasil e em outros países. No Brasil, mais de 5 bilhões de aves são mortas anualmente pela indústria da carne, que tem em um de seus principais expoentes a Brasil Foods. São animais que chegam ao peso adulto em pouco mais de um mês, mas cujos ossos sofrem com o crescimento acelerado artificialmente”, diz o comunicado.

Jamie Oliver se encontra atualmente no Brasil, onde participa de várias campanhas de divulgação da marca e possui gravações para programas de TV agendadas para o próximo fim de semana. A Sadia e o cozinheiro já divulgaram um vídeo no Youtube anunciando a parceria. Confira abaixo:

Fonte: Revista Veja


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CONSCIENTIZAÇÃO

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>