EnglishEspañolPortuguês

Campanha alerta para crime contra animais e pede doação de brinquedos

6 de julho de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Os Defensores do Meio Ambiente (Foto: divulgação)
Os Defensores do Meio Ambiente (Foto: divulgação)

A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) lança, nesta terça-feira (5), uma campanha para arrecadar brinquedos que serão usados em projetos educacionais. A iniciativa, batizada de ‘ Animal não é Brinquedo’, também serve como alerta para o crime de manter animais silvestres em cativeiro, especialmente pássaros, muitos deles em risco de extinção. Só em 2015, a CPRH resgatou cerca de 7 mil animais que viviam em cativeiros irregulares.

A campanha conta com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e pretende estimular a sociedade a fazer doações. A ação foi lançada, às 10h, durante evento na quadra da comunidade de Vila Vintém, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife.

Ela segue até o dia 12 de outubro. A ação ‘Animal não é Brinquedo’ segue até 12 de outubro, o Dia das Crianças. Assim, a CPRH quer marcar a data como um dia alegre para o meio ambiente.

Para participar, basta entregar um brinquedo novo ou usado, em bom estado, nas “gaiolas” da CPRH, que serão instaladas, nesse primeiro momento, nas agências do Detran-PE nos Shoppings Plaza, Recife, Guararapes e Tacaruna.

A ideia da ação surgiu a partir do momento em que os fiscais da agência descobriram que muitos animais eram usados como brinquedos pelas crianças. Na maior parte das vezes, isso ocorre em áreas de oferta precária de opções de lazer e entretenimento. Por isso, a CPRH planeja a cada operação de resgate de um animal fazer a doação de um brinquedo.

Os brinquedos também serão utilizados em outras ações de educação ambiental, como atividades de contação de história, caminhadas ecológicas, palestras em escolas. Todas essas atividades são voltadas a temas que desestimulem a cultura de se manter um animal silvestre em cativeiro.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo