EnglishEspañolPortuguês

Macaca se recusa a aceitar morte de filhote e permanece ao lado de seu corpo

3 de julho de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/CEN
Reprodução/CEN

Imagens devastadoras mostram uma macaca-dourada que se recusou a deixar o corpo de seu filhote de apenas um ano, que faleceu depois de cair do topo de uma árvore.

O filhote estava em busca de alimentos no noroeste da China com a sua mãe quando despencou de uma altura de mais de 20 metros, reportou o People’s Daily Online, segundo o Daily Mail.

A mãe foi ouvida gritando depois que viu seu filhote deitado sobre uma rocha após a queda, disse o portal.

As imagens foram tiradas nas montanhas Qin Ling, na província de Shaanxi e revelam que a mãe tentou acordar o filhote morto.

Reprodução/CEN
Reprodução/CEN

Ela também foi vista carregando o filhote pela área e subindo em árvores com o corpo, recusando-se a reconhecer que seu filho havia morrido.

A espécie da macaca é nativa da parte central e ocidental da China e o animal está listado como ameaçado de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e de Recursos Naturais (IUCN).

Segundo a organização, houve um declínio de mais de 50% da população do animal nas últimas três gerações, cerca de 40 anos, devido à perda de florestas.

Guo Songtai, professor chinês especializado na espécie disse que não é incomum um primata carregar o filhote morto.

Segundo Guo, um macaco da mesma espécie que a desta reportagem foi visto carregando o corpo de seu filhote por até 35 dias após a sua morte nas montanhas Qin Ling.

Segundo a UICN, existem cerca de 16 mil macacos-dourados-de-nariz-arrebitado que vivem em Gansu, Hubei, Shaanxi e Sichuan, que são regiões chinesas.

Nas montanhas Qinling, há aproximadamente 4.400 deles e as autoridades chinesas criaram a Reserva Natural de Zhouzhi para ajudar a proteger a espécie.

Você viu?

Ir para o topo