EnglishEspañolPortuguês

Indústria de cosméticos mata mais de três milhões de tubarões por ano

1 de julho de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/Care2
Reprodução/Care2

A maioria dos defensores dos direitos animais não sonharia em prejudicar um animal pela indústria da moda, usando pele ou couro, por exemplo. No entanto, eles podem estar matando tubarões de espécies ameaçadas inconscientemente durante sua rotina de cuidados com a beleza.

O esqualeno – um ingrediente utilizado em produtos como protetores solares, hidratantes, protetores labiais, batons e cremes para o rosto – é responsável pela morte de mais de três milhões de tubarões por ano, diz o Care2.

“O esqualeno é um composto que é encontrado em grandes quantidades no fígado de tubarões”, explica o grupo Fundação para Tubarões, acrescentando que muitas empresas usam o composto como uma base para hidratantes, cremes para a pele, batons e brilhos labiais.

Por isso, os tubarões são mortos por seus fígados. O processo é, por vezes, muito semelhante à remoção das barbatanas e uma vez que a maioria dos tubarões de profundidade têm fígados maiores, eles são os alvos principais.

Esses assassinatos terríveis estão impactando as populações de tubarões, segundo Bloom, uma organização sem fins lucrativos dedicada a salvar o ambiente marinho.

Antes, os tubarões eram capturados no Atlântico Nordeste, mas agora a prática mudou para o sul por causa do declínio das populações.

Como a reprodução desses animais é lenta – eles começam a se reproduzir com 12 ou 15 anos de idade e só tem um a dois filhotes durante cada ciclo reprodutivo – 11 tipos de tubarões correm risco de extinção e 74 espécies estão listadas como ameaçadas.

Para evitar esse cenário, é essencial prestar atenção nos rótulos de todos os produtos cosméticos.

O esqualeno pode ser criado sinteticamente ou extraído a partir de fontes vegetais como semente de amaranto, azeitonas, palma, farelo de arroz e gérmen de trigo “, explica a blogueira de beleza Tricia Chaves.

“Procure as palavras ‘à base de vegetais’, ‘100% de origem vegetal,’ ou ‘origens vegetais’. Se o rótulo não indica a sua fonte específica, pergunte ao fabricante se um produto contém esqualeno derivado de tubarões”, aconselha ela.

Você viu?

Ir para o topo