CONTEÚDO ANDA

Tubarão mais gentil do mundo é caçado até quase sua extinção

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/FisheriesandOceansCanada
Reprodução/FisheriesandOceansCanada

Um barco de pesquisa que patrulhava a costa oeste do Canadá avistou um grande tubarão à espreita logo abaixo da superfície da água.
O encontro provocou entusiasmo em toda a comunidade científica que não via o tubarão-frade há muito tempo. Esses gigantescos e pacíficos tubarões têm desaparecido do Norte do Oceano Pacífico devido a assassinatos legalizados pelo governo, informa o The Dodo.

Por isso, encontrar um desses animais hoje é quase semelhante a encontrar um animal mítico.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

Os tubarões-frade são facilmente confundidos com baleias ou com outros tubarões. Eles patrulham as águas com suas enormes mandíbulas abertas.

Reprodução/CBC
Reprodução/CBC

Eles nadam lentamente para consumir inúmeras criaturas minúsculas – principalmente plâncton, e são o segundo maior peixe do planeta, atingindo até 40 pés de comprimento e pesando 21 toneladas.

Na década de 1940, as autoridades da British Columbia ofereceram recompensas para a captura dos animais.

Oficialmente, o programa de erradicação durou 14 anos e ainda lança uma sombra sobre o Norte do Pacífico, que anteriormente era repleto de tubarões-frade e agora é quase desprovido deles.

Juntamente com um decreto federal que considerou os animais “pragas destrutivas”, não demorou muito para que a população de tubarões-frade praticamente acabasse.

Em 2010, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos estimou que não havia mais do que 500 desses animais no Norte do Pacífico.

Na maior parte do mundo, a espécie é classificada como vulnerável pela lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Porém, no Canadá, onde o programa de erradicação esteve ativo, o tubarão-frade é considerado ameaçado, uma designação que sugere uma diminuição da população ainda mais grave.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui