EnglishEspañolPortuguês

Fundo internacional aumenta financiamento para combater tráfico de animais selvagens

14 de junho de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/WorldAnimalNews
Reprodução/WorldAnimalNews

Um fundo de parceria apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) irá ampliar a luta global contra o tráfico de espécies selvagens em 19 países asiáticos e africanos após a aprovação de um financiamento adicional de 40 milhões de dólares.

A Unidade do Meio Ambiente Global (GEF) aprovou o financiamento e incluiu contribuições da União Internacional para a Conservação da Natureza, o Programa da ONU para o Desenvolvimento (Pnud), o Programa da ONU para o Meio Ambiente (UNEP), o Banco Mundial, o Banco Asiático de Desenvolvimento e o Fundo Mundial para a Vida Selvagem, informa o World Animal News.

O diretor-executivo do UNEP, Achim Steiner: “As vítimas de crimes contra a natureza não são apenas os animais e ecossistemas que são devastados pela caça e pelo tráfico, são pessoas também. O custo humano da caça e do comércio ilegal de espécies selvagens é medido pelas vidas perdidas para as redes criminosas envolvidas e pelos meios de subsistência destruídos pelo fim de uma base econômica natural”.

O Programa Global para a Vida Selvagem foi criado para combater a caça crescente. O comércio de animais silvestres é o quarto negócio ilegal mais lucrativo (entre 10 e 23 bilhões de dólares por ano) e só perde para o tráfico humano, vendas de armas e para as vendas de narcóticos.

“A caça e o tráfico de animais silvestres estão atingindo níveis sem precedentes, roubando a subsistência das comunidades locais e acabando com os bens comuns mundiais. Em resposta, o GEF lançou um programa internacional para ajudar a combater o fornecimento, o comércio e a demanda por produtos de animais selvagens”, diz a presidente do GEF Naoko Ishii.

Ishii ressalta que o projeto não visa acabar apenas com o assassinato de animais nas florestas e savanas africanas; o objetivo é também reduzir a demanda na Ásia.

Em maio, uma campanha liderada pela ONU foi lançada em Nairobi que pedia para que formadores de opinião, como celebridades, políticos e líderes empresariais tomassem medidas para chamar a atenção para a luta contra o comércio de animais silvestres.

Você viu?

Ir para o topo