EnglishEspañolPortuguês

Baleia piloto mais velha em cativeiro morre após 50 anos de exploração no SeaWorld

13 de junho de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícia de Direitos Animais

Foto: Reprodução/The Dodo
Foto: Reprodução/The Dodo

Em tempos de luta contra a exploração dos zoológicos, parque e aquários, mais um animal morreu no SeaWorld.

Bubbles, uma baleia piloto que vivia confinada no SeaWorld de San Diego, é o terceiro animal a morrer em parques marinhos desde julho.

Normalmente os animais explorados pelo SeaWorld morrem cedo, mas Bubbles estava com 50 anos e era a baleia mais velha em cativeiro, segundo matéria do The Dodo.

Ela foi arrancada de sua família na costa da Califórnia em 1966 e viveu duas décadas no parque Marineland, confinada e sendo obrigada a executar truques para entreter frequentadores.

Foto: Reprodução/The Dodo
Foto: Reprodução/The Dodo

Quando o SeaWorld comprou o Marineland, em 1987, Bubbles foi movida para San Diego, onde passou mais 30 anos de sua vida sendo explorada diariamente.

Desconsiderando o sofrimento da baleia, o SeaWorld insiste em publicar que “ela fazia parte da família e todos sentirão sua falta”, tratando o longo cárcere e exploração como uma “carreira”.

Desde o lançamento do documentário Blackfish, em 2013, o SeaWorld tem sido exaustivamente denunciado por suas práticas cruéis contra os animais, incluindo acusações de obrigar animais a reproduzirem incessantemente, causar tanto estresse a ponto de baleias agredirem umas às outras e até drogar animais para executarem suas performances.

Há amplas evidências de que o sofrimento psicológico e físico dos animais explorados pelo parque é imensurável. Na última semana, a baleia Morgan foi filmada enquanto se jogava para fora da água em uma tentativa desesperada de se salvar.

Em março, o SeaWorld anunciou que deixaria de criar orcas, mas logo em seguida deixou claro que não libertaria os animais para santuários.

Pela memória de Bubbles, é preciso continuar a luta contra o SeaWorld e todos os parques, aquários e zoos que confinam e exploram animais em nome do entretenimento.

Você viu?

Ir para o topo