EnglishEspañolPortuguês

Arrancados de seus habitats, mais de 3 mil peixes morrem no oeste catarinense

26 de junho de 2016
1 min. de leitura
A-
A+
Divulgação
Divulgação

Mais de três mil peixes foram encontrados mortos em um lago no Parque Turístico Ambiental, em Dionísio Cerqueira, no oeste catarinense. Segundo a prefeitura do município a suspeita é de que os animais tenham morrido em razão da baixa temperatura da água. Análises laboratoriais sobre a causa da morte devem ficar prontas em oito dias.

Segundo o engenheiro agrônomo da prefeitura Cleiton Rodrigo Doss, os peixes mortos representam cerca de 10% dos animais do lago. “A maioria era tilápia. Quando a temperatura da água chega perto dos 14°C, ela morre, seja pela falta de oxigênio ou condições que propiciam a formação de fungos e bactérias”, disse Doss.

Esses peixes não são típicos da região, e têm como habitat natural regiões tropicais. Na manhã do dia 23 de junho, o lago estava com temperatura de 12ºC, conforme o agrônomo. A prefeitura diz que a espécie foi colocada no local por moradores e turistas, e se reproduziu.

Apesar de as condições climáticas serem a principal hipótese para a mortandade dos peixes, a prefeitura também investiga se houve despejo irregular de esgoto, agrotóxico ou produtos químicos. “O lago fica na divisa com a Argentina, somente após a análise laboratorial será possível identificar se houve algum despejo”, disse Doss.

Um laudo do caso também foi encaminhado para verificação da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Fonte: Criciuma News

Você viu?

Ir para o topo