EnglishEspañolPortuguês

Zoológico do Canadá enfim é fechado após denúncias de crueldade

25 de junho de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/WorldAnimalNews
Reprodução/WorldAnimalNews

Um zoológico em Ontario, no Canadá, irá fechar suas portas neste outono depois do público ter caído “catastroficamente”, após imagens de crueldade animal no local serem divulgadas pela PETA em dezembro. A história ganhou as manchetes ao redor do mundo.

O zoológico de Bowmanville tornou-se famoso por fornecer animais para serem explorados em filmes de Hollywood e é propriedade de Michael Hackenberger, que aparece no vídeo da PETA, no qual é visto golpeando com um chicote um tigre chamado Uno durante uma sessão de treinamento, relata o World Animal News.

O zoológico declara ser o mais antigo zoológico particular na América do Norte, e foi criado em 1919. Será necessário cerca de um ano para encontrar novos lares para os animais que vivem no local.

“Nós sentimos que este é um trágico exemplo de julgamento público antes mesmo do julgamento em um tribunal real”, disse o porta-voz do zoológico Angus Carroll.

“As alegações falsas feitas pela PETA no que diz respeito a um incidente com um tigre criaram um clima em que o zoológico não pode mais operar. As pessoas estão se afastando porque acreditam nessas alegações”, disse Carroll em uma declaração escrita.

Hackenberger recebeu quatro acusações pela Sociedade para Prevenção da Crueldade Contra Animais de Ontário, por causar sofrimento aos animais – além da crueldade óbvia do confinamento.

Um vídeo no qual Hackenberger aparece xingando um macaco ao vivo na televisão também gerou impacto nas mídias sociais.

“O fechamento do zoológico ocorre tarde demais para as centenas de animais que sofreram lá durante 100 anos”, afirmou a porta-voz da PETA Brittany Peet.

“Toda vez que um zoológico fecha as suas portas é um momento de celebração. Nenhuma dessas pessoas deve se envolver com essa espécie de negócio que abusa de animais. É hora de todos eles encontrarem outros empregos e também melhores casas para os animais.”

Jonas, um dos tigres que vivem no zoológico, foi explorado no filme “A vida de Pi”. O zoológico também ‘aluga’ animais para eventos privados, de acordo com seu website.

Recentemente, Justin Bieber provocou controvérsia depois de postar fotos de si mesmo no Instagram acariciando um tigre ‘alugado’ pelo zoológico para um evento.

Hackenberger pode passar dois anos na prisão e ser multado em 60 mil dólares. Ele também terá de enfrentar uma proibição vitalícia de viver com animais caso seja condenado.

Você viu?

Ir para o topo