EnglishEspañolPortuguês

Programa de castração gratuita de animais em Belo Horizonte (MG) tem parecer favorável

16 de junho de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Filhotinhos
Divulgação

A oferta de nove unidades móveis para castração gratuita de cães e gatos, sendo uma em cada regional do município, recebeu parecer pela aprovação na Comissão de Orçamento e Finanças Públicas na reunião desta segunda-feira (13/6). A matéria está pronta para apreciação do Plenário em 1º turno.

Referendado pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas, que emite parecer sobre a repercussão financeira, compatibilidade com as leis orçamentárias e a correta indicação de fontes de custeio, o PL 1865/16, assinado por Joel Moreira Filho, determina a disponibilização de veículos devidamente equipado com material e pessoal técnico habilitado para efetuar castrações cirúrgicas nos animais domésticos. Esta foi a última etapa antes do projeto seguir para o Plenário.

Proposição idêntica de Veré da Farmácia, já aprovada em dois turnos na Casa, foi vetada integralmente pelo prefeito Márcio Lacerda, em março deste ano; o veto foi mantido pelo Plenário. A matéria é tema de outro PL em tramitação (1915/16), assinado por Veré e outros 21 parlamentares.

Castração
O principal benefício da castração de cães e gatos é a redução populacional. Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem hoje 30 milhões de animais em situação de abandono, sendo 20 milhões de cães.

Além disso, a castração diminui a agitação e reduz a incidência de doenças no útero e na mama (como o câncer) das fêmeas e, no macho, o tumor da próstata.

O animal pode ficar mais preguiçoso e, por consequência, obeso após a castração. Mas é possível evitar isso escolhendo uma boa ração, evitando doces, restos de comida, pães e outros petiscos e praticando exercícios.

A cirurgia de castração é simples e rápida. Mas o assunto, no entanto, gera controvérsias entre os tutores, muitas vezes até mesmo por falta de informação. Lembre-se: para uma guarda responsável, a castração deve ser considerada como muito importante.

Portanto, ao pensar em castrar o animal, a escolha do local é importante. A cirurgia deve ser feita por médicos-veterinários capacitados, em centros cirúrgicos adequados às normas da ANVISA, respeitando a saúde do animal, de forma que não produza nenhum tipo de sofrimento para o bichinho.

Esperamos que as nove unidades móveis para castração gratuita de cães e gatos seja aprovada em Plenário e comece a atuar com qualidade e capacidade técnica.

Fonte: O Debate

Você viu?

Ir para o topo