Alemanha é o primeiro país a regulamentar a rotulagem vegana de produtos


Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Imagem: Reprodução/Ecorazzi
Imagem: Reprodução/Ecorazzi

A Alemanha será o primeiro país a ter uma definição legal para a rotulagem de produtos veganos e vegetarianos.

O projeto foi aprovado por decisão unânime, garantindo que o consumidor não terá mais que checar os ingredientes para saber se um produto é vegano ou não.

As regras para a rotulagem foram definidas pela German Federation for Food and Science em parceria com a European Vegetarian Union (VEBU). Os órgãos estabeleceram diretrizes rígidas para a classificação de itens alimentícios.

Jan Felixe Domke, uma porta-voz da VEBU, disse que “como resultado, as dietas baseadas em vegetais ficarão muito mais fáceis e acessíveis.”

Com a nova proposta, produtos como sucos que contêm gelatina perderão o selo de vegetarianos, assim como pães que contenham insumos de origem animal como a cisteína. Antes, havia confusão com os rótulos, já que o “V” de vegano era utilizado por mais de 800 empresas sem fiscalização.

Uma pesquisa recente revelou que o país já conta com 900 mil veganos declarados, então já era hora de garantir os direitos desses consumidores e evitar os famosos ingredientes omissos derivados de animais nos produtos.

A decisão pode incentivar outros países da Europa a adotarem a regulamentação, já que irá dificultar o comércio internacional. Por exemplo, algumas empresas podem ter que reformular seus produtos se quiserem vendê-los na Alemanha.

Há ainda a preocupação de que a lei possa restringir os produtos realmente veganos, mas espera-se que ao invés disso as empresas entendam melhor o veganismo e se adaptem a ele, como tendência mundial.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PRESERVAÇÃO

VAQUINHA ON-LINE

FINAL FELIZ

LEALDADE

COMPROMISSO

ESPECIAL

MAUS-TRATOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>