Bazar Vegano: 5 achados para quem quer diminuir o lixo e o consumo de produtos de origem animal


Cristiano Estrela / Agencia RBS
Cristiano Estrela / Agencia RBS

Florianópolis recebeu a terceira edição do Bazar Vegano, evento que reúne ativistas independentes, ONGs, associações, cooperativas e pequenos produtores da região em prol da defesa dos direitos animais.

Veja uma seleção de cinco produtos expostos que podem ser feitos em casa ou comprados na região e pela internet para quem quer diminuir o lixo e o consumo de produtos de origem animal.

Iogurte de coco, amêndoas e arroz

Cristiano Estrela / Agencia RBS

Os iogurtes VidaVeg possuem base de diferentes leites vegetais – coco, amêndoas e arroz. Os de coco podem ser encontrados em quatro diferentes sabores: natural, ameixa, banana e maçã e morango. Já os de amêndoas e arroz, nos sabores natural e ameixa. São adoçados com stevia e a goma xantana dá cremosidade ao produto. A fábrica fica em Minas Gerais, mas os produtos já podem ser encontrados em empórios e casas naturais em Santa Catarina.

Sorvete de banana congelada

Cristiano Estrela / Agencia RBS
Cristiano Estrela / Agencia RBS

Essa foi, sem dúvida, uma das atrações mais procuradas do Bazar Vegano. O sorvete é feito apenas de bananas congeladas e processadas na Omega Juicer, uma espécie de centrífuga, e servido com caldas de cacau, framboesa e menta, cravo e canela e caramelo e gengibre. Quem ficou na vontade pode fazer em casa, com um processador ou liquidificador potente. Fernanda Pedrotti e o namorado Daniel, de Florianópolis, também levam o sorvete para eventos particulares. Para contratar basta entrar em contato pelo telefone (48) 9106-9450.

Absorventes ecológicos de pano

A engenheira florestal Mailane da Cruz, de Curitiba, cria os absorventes da Cuidados de Pano há cerca de um ano. São quatro tipos diferentes – para uso diário, para quem pedala ou fica o dia todo na rua, para quem tem fluxo médio e para fluxo intenso. Eles são produzidos em malha tipo moletom com um forro atoalhado. Para ter certeza que não vai vazar, ela sugere testar em casa primeiro.

Os preços variam entre R$ 10 e R$ 15. Quem quiser saber mais pode entrar em contato pela página ou pelo e-mail mailanejrc@gmail.com.

Leites de sementes

É mais comum encontrar leites vegetais produzidos com castanhas ou coco. No Bazar Vegano, o Coletivo Caaporã, também de Curitiba, oferecia leites feitos com as sementes de girassol, linhaça e gergelim. Quem quiser fazer em casa pode deixar as sementes de molho de oito a 12 horas. Depois, basta jogar a água do molho fora e bater no liquidificador com água filtrada. A medida não precisa ser exata, mas a dica é “forrar” a hélice do liquidificador com as sementes e então bater com um litro de água. Para coar, use um tecido tipo voil. Fica delicioso batido com frutas e com café.

Batom natural

A loja virtual Terráquea, comandada pela jornalista e empresária Bárbara Tonhela, de Santo Amaro da Imperatriz, trabalha com diferentes marcas de cosméticos naturais e veganos. Para o bazar, ela levou seu primeiro produto artesanal, um batom feito com óleos de coco e abacate, cera de carnaúba, argila vermelha e hortelã. Bárbara deve lançar em breve uma marca própria de cosméticos naturais, veganos e orgânicos, feitos com óleos essenciais voltados para o público feminino.

Quem tiver interesse em expor seus produtos na próxima pode escrever para bazarveganofloripa@gmail.com.

Fonte: DC


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AÇÃO SOCIAL

AÇÃO SOCIAL

PRECAUÇÃO

ÍNDIA

ESTUDO

ÓRFÃO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>