EnglishEspañolPortuguês

Rio Vermelho (SC) terá castração gratuita de cães e gatos durante mês de junho

5 de junho de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Petra Mafalda/Arquivo
Petra Mafalda/Arquivo

A carrocinha de castração de animais em Florianópolis (SC) estará no Rio Vermelho durante todo o mês de junho. Os eventos são organizados por voluntários locais cadastrados na Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) – a cada passagem do caminhão, 15 animais são levados para a cirurgia e devolvidos no dia seguinte. No total, a Dibea castra cerca de 500 animais por mês. O procedimento é gratuito. As informações são da secretaria de Comunicação da Prefeitura da capital.

Para detalhes dos locais de castração, basta ligar para o telefone da Diretoria de Bem-Estar Animal (48) 3234-5677.

A Dibea tem caminhão próprio para o transporte dos cães e gatos e os leva e traz a pontos específicos anunciados previamente.

Apesar de o processo de castração ser rápido (a cirurgia dura menos de meia hora), os voluntários recolhem até 20 animais diariamente, os levam até a Dibea, onde é realizada a operação, e só no dia seguinte eles são devolvidos aos tutores.

São priorizados cães e gatos que têm tutores, porque, após o procedimento cirúrgico, eles precisam ser observados por um responsável durante uma semana.

Para ter acesso à castração gratuita, é preciso apresentar documento de identidade, que será usado para o cadastro dos tutores dos animais, comprovante de residência em Florianópolis e comprovante de renda familiar de até dois salários mínimos.

Adoção

Além do trabalho de castração, a Dibea tem animais alojados em albergues, que aguardam na fila para adoção. Atualmente, há 65 cães e 20 gatos. A página Adote um Amigo facilita o acesso aos dados dos animais, identificando-os pelo nome e por suas especificações, com fotos.

Quem os leva para casa não precisa se preocupar com a primeira vacina ou a castração, caso os animais tenham mais de seis meses. Os animais disponíveis para adoção já passaram por estes procedimentos, são vermifugados e microchipados (no caso dos cães), antes de serem entregues aos novos donos.

A microchipagem dá, ainda, o direito a atendimento ambulatorial gratuito pela Prefeitura de Florianópolis, independentemente da renda do tutor. O canil da Dibea tem capacidade máxima para abrigar 80 animais. Há sete anos, os animais participam do projeto “Cão Terapia”, voltado a exercitar, distrair, socializar e, principalmente, preparar os animais resgatados pela Dibea para a adoção.

Para adotar cães ou gatos, os interessados devem ter idade mínima de 21 anos, apresentar RG e CPF e preencher termo de responsabilidade, após entrevista.

Para quem mora em apartamento, principalmente se for adotar um gato, é recomendada a instalação de rede de proteção nas janelas e sacadas.

Fonte: De olho na Ilha

Você viu?

Ir para o topo