exclusivo anda

Primeira escola infantil vegana e sustentável é inaugurada na Itália

Por Beatriz Batista* (em colaboração para a ANDA)

natura-002

Foi inaugurada, na Itália, a primeira escolha infantil totalmente ecológica e vegana.

A escola Naturà, situada em Milão, é uma iniciativa pioneira. O veganismo é adotado como filosofia de vida, que ensina não só sobre alimentação, mas também a respeitar todas as espécies e a viver o tanto quanto possível, em harmonia com a natureza.

Foto: Naturà
Foto: Naturà

A educação de uma criança influencia as suas ações na idade adulta e é por isso que muitos pais decidem educar os seus filhos sobre a importância de viver e comer conscientemente, mas também para respeitar o meio ambiente e os animais não-humanos.

Foi com base neste pressuposto que Frederica Ferrobianchi decidiu abrir um espaço inovador, que funcionasse em harmonia com a terra e os seus habitantes, assim surgiu a escola Naturà, 100% sustentável e vegana.

Frederica, que trabalhava como massagista de bebês, tem formação em educação e experiência a trabalhar com crianças em risco, retiradas aos pais.

Foto: Naturà
Foto: Naturà

A escola Naturà tem capacidade para acolher cinco crianças com idades entre os três meses e os três anos e o respeito pela natureza e os animais são promovidos desde o inicio.

A educação das crianças começa na alimentação, com um menu 100% vegetal, elaborado por um nutricionista, onde não entra carne, peixe, laticínios, ovos ou mel. Os produtos alimentares são orgânicos e comprados dos produtores locais, o que estimula a economia e promove a sustentabilidade. A utilização da política Km 0 faz com que se priorize os produtos da época e reduz a importação de produtos estrangeiros em beneficio do comércio local.

natura-004

As preocupações ambientais não se restringem apenas à alimentação, os brinquedos das crianças são criados por elas através de jogos didáticos onde aprendem as regras da reciclagem e como reaproveitar os materiais.

Os produtos de limpeza utilizados também são ecológicos e naturais, sem químicos e substâncias tóxicas.

Naturà traz um novo modelo de educação, inovador e virtuoso, que valoriza a natureza e o bem-estar de todos os terráqueos, contrastando com a educação tradicional.

*Beatriz Batista é ativista pelos direitos animais  e escreve para o sociedadevegan.com, um blog que segue uma abordagem abolicionista pacifista e de respeito por todos os animais não humanos. No blog são publicados artigos de opinião, receitas vegan, autores veganos, podcasts, eventos nacionais e internacionais que foquem o interesse dos animais, humanos e não-humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui