conteúdo anda

Gorila é assassinado a tiros em zoo após criança invadir recinto

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Imagem: Reprodução/WLWT5
Imagem: Reprodução/WLWT5

Um gorila de 17 anos foi covardemente morto a tiros após um garoto de 4 anos cair em sua jaula em um zoológico de Cincinatti, Ohio (EUA).

Por descuido dos responsáveis, a criança escalou a grade e caiu dentro da jaula do gorila Harambe, de 17 anos. Durante 10 minutos, o gorila ficou próximo à criança tentando protegê-la (como pode ser verificado no vídeo abaixo), mas mesmo assim a equipe local decidiu atirar no animal.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

Há poucas semanas, leões foram assassinados da mesma forma após um homem invadir sua jaula em um zoológico chileno.

Testemunhas relataram que o garoto permaneceu consciente durante todo o resgate. Apesar das alegações do zoológico, o gorila não esboçou qualquer reação agressiva ou ameaçadora contra a criança, pelo contrário: permaneceu calmo em sua inocência.

Questionado sobre a possibilidade de utilizar um tranquilizante ao invés de assassinar o animal, o diretor do zoológico Thayne Maynard declarou que “poderia não fazer efeito”, demonstrando sua completa indiferença ao assassinato covarde de Harambe.

O zoológico explora hoje onze gorilas, confinados em um espaço chamado “Gorilla World”. O local será interditado, mas o zoológico ainda abrirá normalmente,  desrespeitando totalmente o luto pela morte do animal.

O vídeo abaixo mostra Harambe ainda vivo em janeiro:

Nota da Redação: Uma situação tão trágica só ocorreu porque animais selvagens ainda são confinados e explorados em nome do entretenimento, nessas prisões chamadas de zoológicos onde uma vida animal só vale o lucro que gera. O gorila Harambe estaria seguro e feliz em seu habitat natural, longe de representar qualquer perigo para uma criança, que em primeiro lugar já sofreu enorme negligência de pais e autoridades ao correr tamanho risco sem supervisão em um local como esse. Ainda assim, a culpa recai sobre o animal. Mesmo que tenha demonstrado compaixão pelo garoto, o gorila foi condenado à morte, após sofrer boa parte da sua vida já privado da liberdade. Que Harambe descanse em paz, como um mártir que representa todos os animais encarcerados em zoológicos, aquários, circos e todas as formas de cativeiro.  

1 COMENTÁRIO

  1. EU NÃO ME CONFORMO COM A FALTA DE PREPARO DAS PESSOAS QUE TRABALHAM NESSE TIPO DE ZOOLÓGICO, SERÁ POSSÍVEL QUE LÁ NÃO EXISTIAM DARDOS TRANQUILIZANTES? EU SEI QUE A CRIANÇA ESTAVA CORRENDO PERIGO DE VIDA, MAS PORQUE OS ANIMAIS TEM SEMPRE QUE PAGAR POR CAUSA DA FALTA DE CUIDADO DOS HUMANOS? E OS PAIS DESSA CRIANÇA…NEM ME FALE. ONTEM FORAM DOIS LEÕES, HOJE FOI O GORILA E AMANHÃ? DEIXO AQUI MEU PROTESTO E INDIGNAÇÃO POR MANTEREM ANIMAIS QUE NASCERAM PARA SER LIVRES ENGAIOLADOS E, O PIOR DE TUDO, GANHANDO DINHEIRO EM CIMA DELES SEM A MÍNIMA CONSIDERAÇÃO, RESPEITO E PREPARO PARA ATENDER SITUAÇÕES EMERGENCIAIS! TEMOS QUE NOS UNIR E DAR UM BASTA NESSA MANIA DE MATANÇA QUE PARECE TER VIRADO O PLANO A PARA TUDO QUE DIZ RESPEITO AOS ANIMAIS QUE NÃO TEM CULPA NENHUMA DE TEREM SIDO TIRADOS DE SEU HABITAT NATURAL!

    • concordo Dolores como é fácil resolver um problema de risco matando-o foi lastimável. Se matou um, matará mais pois o desespero de resolver o cegaram 🙁

  2. Devemos preservar os animais selvagens ,não retira-los do seu habitat a força ,enquanto o animal homem tiver este pensamento os selvagens correm o risco de desaparecer do planeta ,e dai como ficaremos ,arrependidos e lastimando ,coitado do gorila ,da vontade de chorar com cenas como esta !!

  3. Isso não se é de admirar de u ser humano, se até Jesus Cristo foi morto para nos salvar, sempre alguém morre para outro se dar bem. Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.
    Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
    João 1:10,11,Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.
    2 Coríntios 5:14

  4. O homem tem que aprender muito com os animais . Nós somos os selvagens, os sem escrúpulos. Não sabemos nem amar o próximo da nossa espécie.Nunca aprenderemos a amar como os animais.

  5. revoltante o despreparo dos funcionários deste zoo , e pq não colocam vidros bem anti quebra bem altos no mirante acima do muro de onde os gorilas ficam, pelo que vi o gorila só estava brincando com a criança da sua maneira, se quisesse fazer algum mau a teria matado
    em segundos

  6. Tudo as pessoas reclamam, realmente os funcionários do zôo não estavam preparados para uma situação dessa, mas se o gorila tivesse arrancado a cabeça da criança todos estariam falando: como pode!!! “pq não mataram o gorila antes dele matar a crianca” numa situação dessas agiram no desespero para garantir a integridade da criança, é muito fácil ficar criticando e falando que eles não deviam ter agido assim (minha opinião )

  7. O video não mostra a parte que o gorila arrasta a criança por duas vezes, mostra o video direito. Pode ate ser uma forma instintiva de querer proteger, mas poderia matar a criança sem querer. Poderiam sim ter usado outra forma sem matar o animal, mas aposto que se tivessem deixado o pior acontecer (a criança morrer ,ninguém sabe o que poderia ter acontecido ), estariam falando que tinha que ter matado o coitado!

  8. Raramente há tranquilizantes nos zoológicos. Dizem que é caro. No zoológico da minha cidade mataram um filhote de onça porque ela conseguiu passar pelas grades por ter emagrecido. Cinco dias sem alimentação. Ela estava inocente sentada na parte de cima da jaula. Ninguem lembrou de atraí-la com comida para que voltasse para dentro. Foram logo matando o bebê. Eu fazia parte da SNMPA na época e abrimos processo contra a prefeitura. O zoo é municipal. E perdemos! Disseram que foi muito correto o que foi feito porque ela poderia sair pela cidade e matar alguém. E por que a deixaram com fome? E por que não tinham tranquilizantes? E por que não tentaram resolver o problema de outra forma? Não só perdemos a causa como o juiz ainda gozou minha cara, dizendo que era um absurdo se achar errado ter matado a oncinha que poderia matar seres humanos. Dá até nojo quando recordo. Não há outra jeito: os zoológicos precisam ser fechados ou transformados em centros de reabilitação, santuários, algo assim. Urgentemente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui