Projeto de guarda responsável de animais completa 8 anos em escola do ABC


Divulgação
Divulgação

Preocupados com o grave problema do abandono de animais nas ruas, um grupo de professores e funcionários do Colégio Singular, com unidades no ABC Paulista, se reuniram e formaram a ESPA – Equipe Singulariana de Proteção aos Animais, que chega neste mês ao seu oitavo ano de existência.

Inicialmente o projeto somente incentivava a adoção de animais e ressaltava a importância da guarda responsável. Porém, em pouco tempo de atuação, surgiu a necessidade de aumentar os trabalhos e assim, o projeto ganhou um caráter educacional e foi inserido na programação pedagógica da escola, com uma abordagem diferenciada para cada faixa etária.

Na Educação Infantil, o assunto envolve jogos, histórias e entrevistas; a partir do Ensino Fundamental as atividades são intensificadas e as crianças aprendem sobre as necessidades básicas; cuidados e respeito; criam material para divulgação e conscientização como folders, panfletos, cartazes, blogs, e ainda participam da tradicional Cãominhada – evento anual, em parceria com a ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André, que reúne mais de 4 mil pessoas que levam seus animais para caminharem.

Desde 2010 a ESPA também participa mensalmente da Feira de Adoção – promovida pelo CCZ – Centro de Controle de Zoonoses de Santo André e periodicamente promove feira de adoção de animais dentro de sua unidade. Nesse período estima-se que mais de 3 mil animais ganharam uma família. Também organiza campanhas de arrecadação de ração, arroz, vasilhas, casinhas, medicamentos entre outros itens, encaminhados para ONGs e cuidadores de animais.

Comemorações – Para comemorar o aniversário da ESPA, todas as unidades da rede de ensino prepararam uma programação com diversas atividades como: exposição de trabalhos; apresentação do Canil da GCM de São Caetano; bate-papo sobre guarda responsável e cuidado com os animais; narração de histórias; produção de um livro de passatempo sob o tema guarda responsável e os princípios da ESPA na sociedade; concurso de fotografias e agility.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

FINAL FELIZ

LEALDADE

COMPROMISSO

ESPECIAL

MAUS-TRATOS

FELICIDADE

TRATAMENTO MÉDICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>