EnglishEspañolPortuguês

Dezenas de papagaios-do-mangue são resgatados em Alagoas e encaminhados para Porto Seguro (BA)

20 de maio de 2016
1 min. de leitura
A-
A+
04
Divulgação

O Ibama do estado de Alagoas conseguiu resgatar do tráfico de animais 28 papagaios-do-mangue (Amazona amazonica). As aves – comuns na Amazônia e com ocorrência desde a Venezuela, Colômbia e Guianas até São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde habitam manguezais na Mata Atlântica – foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Porto Seguro, no sul da Bahia.

Um biólogo e um veterinário do Cetas vão agora avaliar as condições das aves e colocá-las em período de quarentena. Elas serão integradas ao Projeto de Soltura de Papagaios-do-mangue. Desenvolvido pelo centro de triagem, o projeto bem-sucedido já devolveu à natureza mais de 400 exemplares. Depois da quarentena os papagaios serão soltos nas áreas protegidas de Porto Seguro para que tenham a oportunidade de adaptação e reprodução.

A espécie Amazona amazonica não está ameaçada de extinção. No entanto, é a segunda do seu gênero mais perseguida pelos traficantes de animais, mesmo protegida pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites). Conhecida no sul da Bahia como curica, certamente foi a primeira espécie de papagaios a ser avistada pelos portugueses ao desembarcarem na costa brasileira, em Porto Seguro.

Fonte: Veja

Você viu?

Ir para o topo