Primatólogo revela que animais são muito mais inteligentes do que se pensa


Redação ANDA – Agência de Notícias dos Direitos Animais

Reprodução/Sarah Jelbert
Reprodução/Sarah Jelbert

Você sempre olha para o espaço à procura de sinais de vida inteligente? Pois nós deveríamos procurá-la aqui mesmo na Terra, argumenta o primatólogo Frans de Waal em seu novo livro “Somos espertos o suficiente para reconhecer como os animais são inteligentes?”.

Durante séculos, cientistas têm sido obcecados em encontrar a grande diferença que separa humanos de outros animais. Em entrevista ao The Washington Post, Waal diz que é hora de encerrar essa busca infrutífera.

“Em vez de tentar provar a superioridade da humanidade, vamos usar nossos cérebros para enxergar o mundo pelo ponto de vista de outras espécies”, argumenta ele.

De acordo com o primatólogo, é errado comparar a inteligência humana à de outros animais pois eles vivem de formas diferentes.

“Em seus próprios contextos, nunca poderemos nos igualar aos animais, que têm habilidades que não possuímos. Há aves que se recordam de 10 mil locais onde escondem sementes. Um polvo pode ficar da mesma cor do meio ambiente. Um morcego pode detectar a localização de itens muito pequenos em uma completa escuridão”.

“Devemos parar de nos perguntar quem é melhor e tentar explicar como os animais podem fazer estas coisas surpreendentes”, completa ele.

Wall ressalta que as pessoas não sabem o que fazer quando são superadas por animais em determinadas situações e o reconhecimento da cognição complexa e as emoções dos animais deve alterar o relacionamento que humanos estabelecem com eles.

“Dessa maneira, não é possível tratá-los como lixo, que é o que as pessoas fazem na indústria agropecuária, por exemplo. Temos que parar de pensar em nós mesmos como uma espécie totalmente divorciada da natureza”.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

HEROÍNA

FINAL FELIZ

PAUTA EMERGENCIAL

SOLIDARIEDADE

GESTO DE AMOR

TAILÂNDIA

ESTUPIDEZ HUMANA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>