Surto de raiva causa morte de 33 cervos em zoológico indiano


Redação ANDA – Agência de Notícias dos Direitos Animais

Reprodução/DailyMail
Reprodução/DailyMail

Uma inspeção realizada no zoológico de Deli na última terça (10) revelou que 33 cervos morreram misteriosamente, ao longo dos últimos três meses, em vez de 16, como as autoridades acreditavam.

O levantamento da morte desses animais foi desencadeado por uma reportagem feita pelo Mail Report sobre uma série de mortes de cervos, supostamente causadas por raiva, no zoológico, informa o Daily Mail.

Uma equipe de três membros da Autoridade Central de Zoológicos (CZA), um órgão regulador do governo, e representantes do Instituto de Pesquisa Veterinária da Índia (IVRI) visitaram o parque separadamente para fazer uma investigação e descobriram vários lapsos dos oficiais do local.

O departamento veterinário do zoológico havia dito na segunda-feira (9) que 16 cervos faleceram após uma suspeita de surto da raiva, sendo que 13 amostras que confirmavam a informação.

No entanto, ao verificar os registos dos colaboradores, o zoológico descobriu que o número de mortos era mais de duas vezes maior do que o número citado anteriormente.

A questão tem provocado indignação em ativistas pelos direitos animais, que dizem que algo está errado no zoológico de Deli além da própria exploração e confinamento dos animais. O local abriga mais de mil animais, de várias espécies.

Os funcionários do estabelecimento têm ficado em silêncio, e inspeções revelaram que o zoológico foi negligente ao lidar com essa crise.

“Apesar da propagação da epidemia, que resultou na morte de 33 cervos, o comitê consultivo de saúde do zoológico não agiu e nenhuma reunião foi realizada”, disse um oficial.

Fontes suspeitam que o surto de raiva veio à tona em 14 de fevereiro, depois que a água inundou o local em que estavam os cervos.

“Os animais estão sendo vacinados em grupos de cinco a seis e são mantidos em zonas separadas até que todos sejam tratados. Até agora, cerca de 20 cervos foram vacinados”, esclarece um oficial.

O zoológico também se envolveu em outra polêmica na última semana após ter transportado dois cervos pretos durante o verão, desprezando o regulamento estabelecido pelo CZA.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PRESERVAÇÃO

DESESPERO

CONSOLO

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>