Cientistas descobrem que apenas quatro fragmentos de RNA diferenciam humanos de macacos

Redação ANDA – Agência de Notícias dos Direitos Animais

Reprodução/DailyMail

Há 13 anos, quando todo o genoma humano foi sequenciado pela primeira vez, os cientistas ficaram chocados ao descobrirem que havia apenas 1,2% de diferença entre o DNA humano e o DNA de macacos.

Agora, um novo estudo revelou que grande parte dessa variação que existe entre os humanos e os grandes macacos, como chimpanzés, gorilas e bonobos, deve estar em outro tipo de material genético: o RNA, reporta o Daily Mail.

A partir dessa pesquisa, a equipe identificou quatro variantes de microRNA, como são conhecidas as cadeias curtas de RNA, que são encontradas em humanos e mudam a forma como o nosso DNA é decodificado.

Os pesquisadores disseram que esses pequenos fragmentos de material genético podem ter desempenhado um papel fundamental na evolução da espécie humana.

Dois deles foram encontrados em tecidos cerebrais e podem afetar genes que influenciam o funcionamento de neurônios e do cérebro em comparação com outros animais.

Os cientistas acreditam que as outras duas variantes de microRNA possuem um papel no desenvolvimento humano.

Em seu novo estudo, a doutora Alicia Gallego e seus colegas analisaram 1.595 moléculas de microRNA humanos para observar as diferenças em relação a outras espécies.

O trabalho constatou que apenas quatro fragmentos de microRNA possuem variações e comprimentos que parecem ser específicos dos seres humanos.

“Os microRNAs têm um papel claro na evolução e estão implicados em quase todas as funções biológicas e em muitas doenças, como o câncer e distúrbios neurológicos”.

Ao contrário do DNA, que é constituído por duas cadeias que formam uma dupla hélice, as moléculas de RNA são cadeias simples. Elas ajudam a traduzir a informação contida dentro do DNA em proteínas que desempenham funções nas células.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

CALIFÓRNIA