Órgão de proteção à vida selvagem anuncia que antílope da Nigéria deve entrar em extinção


Sahara Conservation Fund
Sahara Conservation Fund

Uma exaustiva pesquisa aérea e no solo permitiu à União Nacional de Conservação da Natureza (IUCN) encontrar na selva apenas três antílopes da espécie nesta região da Nigéria, de onde são originários.

“É uma situação desesperada”, disse Alessandro Badalotti, coordenador do projeto “Save our Species”, organização que integra a IUCN e apoia financeiramente a proteção de espécies em risco iminente de extinção.

“No presente contexto, as espécies estão condenadas ao desaparecimento em estado selvagem”, defendeu.

Alessandro Badalotti acrescentou que se houvesse cinco vezes mais antílopes Addax no deserto da Nigéria continuava a ser um número demasiado baixo para garantir uma população autossuficiente.

Sem diversidade genética, a possibilidade de terem crias doentes aumenta consideravelmente, acentuou.Pesquisas feitas em 2010 concluíram que havia 200 antílopes Addax.

Entretanto, a prospeção petrolífera feita pela Companhia de Petróleo Nacional da China, e a destruição de largas áreas à sua volta, provocaram a redução do habitat do antílope, no qual a espécie se alimenta de ervas e arbustos.

Os militares nigerianos incumbidos de proteger a operação petrolífera também caçaram o antílope reduzindo a esperança de sobrevivência da espécie.

“Foram encontrados oito crânios durante as pesquisas, alguns dos quais perto dos acampamentos”, destacou Alessandro Badalotti, concluindo que os militares os mataram para se alimentarem.

A sobrevivência da espécie poderia passar pela coordenação de programas de reprodução em jardins zoológicos.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: Sic Noticias


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ

DOR E SOFRIMENTO

DESUMANIDADE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>